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Title: “A vida parou ou foi o automóvel”: os efeitos da crise no status social dos trabalhadores da indústria automobilística do Sul Fluminense
Authors: Santos, Bruna Letícia Costa dos
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Raphael Jonathas da Costa
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, Cristiano Fonseca
Cordeiro, Marina
Issue Date: 2018
Abstract: Essa dissertação busca discutir os efeitos da crise econômica no Sul Fluminense no status social dos trabalhadores das indústrias automobilísticas alocadas nos PRIQs, já que neste período as empresas perpassam por momentos de demissões e reduções de turnos, os quais, geram incertezas e instabilidade aos trabalhadores locais. No momento de crise econômica as garantias tanto dos trabalhadores novatos quanto dos trabalhadores antigos são trocadas pela incerteza e pela angústia de saber se continuarão trabalhando por muito tempo ou não. Assim sendo, três são as indagações nucleares desta pesquisa: o trabalho na indústria automobilística ainda se caracteriza como símbolo de status social pelas pessoas da região mesmo com a margem de incerteza provocada pela crise nesse setor? As pessoas que trabalham nas indústrias parecem expor em locais públicos seu tipo de trabalho através do uso do uniforme? As pessoas que estão se formando no ensino médio e ensino técnico veem o emprego na indústria como futuro e como elo para um status social mais elevado? A fundamentação teórica adotada utiliza José Ricardo Ramalho, Richard Sennett, Robert Castel, Thomas Marshall e John Scott. Sete entrevistas foram realizadas a fim de mapear o contexto da região Sul Fluminense e firmar contato com os trabalhadores. Cento e onze questionários foram aplicados em escolas públicas e particulares em turmas do terceiro ano do ensino médio, em cursos técnicos (Faetec e Pronatec) e no curso superior de engenharia de produção voltada para a indústria automobilística na faculdade Dom Bosco em Resende. A hipótese deste estudo é que ainda que os impactos negativos da crise econômica “desanimem” pessoas a escolher e a ver o emprego nas montadoras como um status social, este status social não deixou de existir, uma vez que histórias de trajetórias industriais de sucesso e de desenvolvimento das cidades por intermédio destas industrias são ressaltados tanto por líderes políticos quanto pelos moradores desta localidade.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation seeks to discuss the “Sul Fluminense” crysis effects on the social status of auto-industry workers located on the “PRIQs”, hence, on this period the companies suffered mass dismissal, turn reduction and work precariousness that generated uncertainty and instability on local workers. During the economic crisis both old and new workers job guarantees are traded by the uncertainty and the anguish of not knowing if they will have a job. Therefore, there are three nuclear questions of this research: do the auto industry jobs still have a high social status in the region, even with the uncertainty produced by the economic crisis? Do the people that work on the industries try to expose their jobs by using uniforms in public places? Do high school and technical school students seek the auto industry to move up on the social status chart? The theoretical foundations of this dissertation utilizes José Ricardo Ramalho, Richard Sennett, Robert Castel, Thomas Marshall e John Scott. Seven interviews were made seeking to map the context of the South Fluminense region. One hundred and eleven surveys were applied on: public an private schools, both technical and high schools, and on the Production Engineering course of Dom Bosco College (located on Resende-RJ). The hypothesis of this study is that even with the negative impacts of the economic crisis, the social status of the auto industry didn’t ceased to exist, since stories of success of both people and cities involved in the auto industry are highlighted by both political leaders and residents of this locality.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8831
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