Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Silveira, Ismar Frango Marcos Vinícius Mendonça-
dc.date.accessioned2019-03-19T16:30:09Z-
dc.date.available2019-03-19T16:30:09Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationANDRADE, Marcos Vinícius Mendonça; SILVEIRA, Ismar Frango. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EAD EM FOCO, [S.l.], v. 6, n. 3, dez. 2016. ISSN 2177-8310. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8843-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a aplicação dos Massive Open On-line Courses – MOOC – no contexto do Ensino Superior. Traz um breve histórico, características e principais tipos de MOOC, bem como os relaciona com o movimento da Educação Aberta. Demonstra através de mapeamento sistemático da literatura um panorama dos estudos publicados na área, tendo como recorte temporal o período entre 2011 e 2015. Os resultados obtidos evidenciam que a aplicação dos MOOC no Ensino Superior é apontada como tema emergente e descortina uma série de potencialidades e desafios, exigindo uma nova postura das instituições de ensino superior. Ressalta que os estudos nessa temática ainda são incipientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Vinicius Andrade (marcosvinicius@vm.uff.br) on 2019-03-19T16:30:09Z No. of bitstreams: 1 392-2231-1-PB.pdf: 583808 bytes, checksum: cc509e8e9e06e0a901acd440a08710fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-19T16:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 392-2231-1-PB.pdf: 583808 bytes, checksum: cc509e8e9e06e0a901acd440a08710fe (MD5) Previous issue date: 2016-10en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Cecierjpt_BR
dc.relation.ispartofEAD EM FOCO, [S.l.], v. 6, n. 3, dez. 2016. ISSN 2177-8310. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/39pt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titlePanorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeOverview of the application of Massive Open Online Course (MOOC) in Higher Education: Challenges and Opportunitiespt_BR
dc.typeArtigo de periódicospt_BR
dc.description.versionSimpt_BR
dc.subject.keywordMassive Online Open Coursept_BR
dc.subject.keywordTecnologias Emergentespt_BR
dc.subject.keywordEducação Abertapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.keywordMOOCpt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Cruzeiro do Sulpt_BR
dc.subject.descriptorRevisão Sistemática da Literaturapt_BR
dc.subject.descriptorCursos Online Abertos e Massivospt_BR
dc.subject.descriptorMOOCpt_BR
dc.subject.keywordotherMOOC ,pt_BR
dc.subject.keywordotherEmerging Technologiespt_BR
dc.subject.keywordotherHigher educationpt_BR
dc.subject.keywordotherOpen Educationpt_BR
dc.subject.keywordotherMassive Online Open Coursept_BR
dc.description.abstractotherThis paper proposes to identify application of Massive Open Online Courses – MOOC – in higher education context. It provides a brief history, features and main types of MOOC as well as relates to the movement of Open Education. Demonstrates through systematic mapping of literature an overview of the studies published in the field, with the time frame the period between 2011 and 2015. The results show that the application of MOOC in higher education is seen as an emerging theme and opens up a number of potential and challenges requiring a new approach of higher education institutions. It is evident although the studies on this topic are still incipient.pt_BR
dc.identifier.vinculationTécnico Administrativopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:SDC - Artigos de periódicos e Trabalhos apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
392-2231-1-PB.pdf570.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.