Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8889
Title: Percepções sobre desastres naturais biológicos e prevenção de doenças infecciosas entre educadores físicos: a proposta da educação permanente e o olhar para as práticas esportivas
Other Titles: Perceptions of biological natural disasters and prevention of infectious diseases among physical educators: the proposal of permanent education and the look at sports practices
Authors: Espírito Santo, Joilma Nogueira do
metadata.dc.contributor.advisor: Cordeiro, Benedito Carlos
metadata.dc.contributor.members: Menezes, Maria de Fátima Batalha de
Daher, Donizete Vago
Issue Date: 2015
Citation: Espírito Santo, Joilma Nogueira do. Percepções sobre desastres naturais biológicos e prevenção de doenças infecciosas entre educadores físicos: a proposta da educação permanente e o olhar para as práticas esportivas. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015
Abstract: A situação epidemiológica das doenças transmissíveis tem apresentado mudanças significativas e continua a oferecer desafios aos programas de prevenção. Nos dias atuais, a globalização constitui um dos fatores determinantes para a propagação das doenças transmissíveis. Os desastres naturais biológicos também exigem maior atenção, não apenas dos gestores públicos, mas também da sociedade brasileira em geral. O presente estudo tem por objetivo geral desenvolver uma experiência de educação permanente com os professores de educação física do Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense), visando contribuir para a percepção de riscos e prevenção de doenças infecciosas como precursoras de desastres naturais biológicos. Este estudo surgiu de inquietações que emergiram durante o processo de trabalho, no qual foi possível perceber a existência de uma grande demanda de viagens realizadas com as equipes de competição compostas por alunos do IF Fluminense. Assim, iniciou-se uma observação voltada para as atividades realizadas pelos professores de educação física que viajam com estes alunos. A partir dessa observação foi possível notar a dificuldade encontrada por esses profissionais em viajar com um grande número de alunos sem maiores informações sobre como proceder e se prevenir das doenças contagiosas existentes. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo pesquisa de campo, qualitativo, realizado no IF Fluminense Campus Campos Centro, localizado no município de Campos dos Goytacazes, região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada em janeiro e fevereiro de 2015, por meio de entrevista semiestruturada gravada, com auxílio de um questionário guia com perguntas pertinentes à temática. Para sistematizar os dados coletados e visando atingir os objetivos propostos, os dados foram submetidos à análise de conteúdo segundo os preceitos de Bardin. Da análise emanaram três categorias: Desastres, desastres naturais e desastres naturais biológicos: percepções diferentes de risco; Epidemia, endemia e pandemia: a fragilidade do conhecimento dos conceitos; Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para reflexão de práticas. Após a análise de conteúdo, alguns dados foram processados por meio da ferramenta on-line Wordle. A descrição das categorias e a análise dos dados foi fundamentada no Referencial Teórico de Paulo Freire e na Política de Educação Permanente em Saúde. Pode-se observar que os desastres são acontecimentos pouco conhecidos e embutidos de definições variadas. Por possuírem pouco conhecimento sobre as variadas formas com que os desastres se apresentam e os riscos que oferecem, as pessoas se tornam mais vulneráveis a eles. Os educadores físicos demonstraram dificuldades em associar suas percepções sobre desastre e desastres naturais biológicos, sobretudo no processo de prevenir doenças infecciosas e possíveis epidemias. O estudo revelou que, em relação às formas de prevenção de doenças infecciosas, o conhecimento desses profissionais ainda é deficitário. Assim, a orientação desses profissionais e a implementação de medidas educativas se tornam relevantes para propiciar maior segurança na prática profissional e no processo de conscientização de seus alunos. Como produtos, este estudo apresenta uma proposta de educação permanente, por meio da técnica de dinâmica de grupo, para educação em desastres naturais biológicos e prevenção de doenças infecciosas; e um folder informativo
metadata.dc.description.abstractother: The epidemiological situation of communicable diseases has undergone significant changes and continues to pose challenges to prevention programs. Nowadays, globalization is one of the determining factors for the spread of communicable diseases. Natural biological disasters also require more attention, not only from public managers, but also from Brazilian society in general. The present study has the general objective of developing a permanent education experience with physical education teachers of the Fluminense Federal Institute (IF Fluminense, acronym in Portuguese), aiming to contribute to the perception of risks and prevention of infectious diseases as precursors of biological natural disasters. This study arose from worries that emerged during the work process, in which it was possible to perceive the existence of a great demand for trips made with the competition teams composed of IF Fluminense students. Thus, an observation was started regarding the activities carried out by physical education teachers traveling with these students. From this observation it was possible to note the difficulty encountered by these professionals in traveling with a large number of students without further information on how to proceed and prevent the existing contagious diseases. This is a descriptive, exploratory, field-type, qualitative study conducted at the IF Fluminense Campus Campos Centro, located in the municipality of Campos dos Goytacazes, in the Northern Fluminense region of the state of Rio de Janeiro. Data collection was performed in January and February 2015, through a semi-structured interview with a guide questionnaire with questions pertinent to the theme. In order to systematize the collected data and to reach the proposed objectives, the data were submitted to content analysis according to the precepts of Bardin. From the analysis emanated three categories: Disasters, natural disasters, and biological natural disasters: different perceptions of risk; Epidemic, endemic and pandemic: the fragility of the knowledge of concepts; Permanent Education in Health: a strategy for reflection on practices. After the content analysis, some data was processed through the Wordle online tool. The description of the categories and the analysis of the data was based on Paulo Freire's Theoretical Framework and the Permanent Health Education Policy. It can be observed that disasters are little known events and are embedded in a variety of definitions. Because they have little knowledge about the many ways disaster presents itself and the risks they offer, people become more vulnerable to them. Physical educators have demonstrated difficulties in linking their perceptions regarding disasters and biological natural disasters, especially in the process of preventing infectious diseases and possible epidemics. The study revealed that, in relation to the forms of prevention of infectious diseases, the knowledge of these professionals is still deficient. Thus, the orientation of these professionals and the implementation of educational measures become relevant to provide greater security in professional practice and in the process of raising awareness of their students. As products, this study presents a proposal of permanent education, through the technique of group dynamics, for education in biological natural disasters and prevention of infectious diseases; and an informative folder
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8889
Appears in Collections:MPES - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joilma Nogueira do Espirito Santo.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons