ANIMALIDADE CONFUNDIDA: VILANIA E MONSTRUOSIDADE EM DRACULA
Horror
Drácula
Era Vitoriana
Monstruosidade
Ficção inglesa
Animality
Horror
Dracula
Victorian Era
Monstrosity
Gonçalves, Marcia Heloisa Amarante | Posted on:
2012
Abstract
Este trabalho pretende analisar os vínculos existentes entre humanidade e animalidade na literatura de horror britânica, examinando a consonância das noções culturais da relação homem-animal no romance Dracula, de Bram Stoker. A pesquisa orientar-se-á pelo arquétipo literário do vampiro, que exibe atributos animais para compor e reforçar sua monstruosidade. Nosso objetivo é provar que tais personagens animalescos, com seus corpos confusos habitando uma zona de intercessão entre o humano e o animal, representam uma relevante contribuição do gênero para a história cultural do horror, bem como para os estudos de animalidade. Vampiros literários asseguraram a longevidade de mitos e superstições que até então habitavam somente o escopo do folclore europeu e, neste processo, colaboraram para a marginalidade de certos animais. Assim, o impacto da caracterização dos animais como malignos também será examinado, à luz do movimento de Proteção Animal, que se organizou e fortaleceu justamente na Inglaterra do século XIX, a mesma que produziu a obra a ser analisada no presente trabalho
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
AnimalidadeHorror
Drácula
Era Vitoriana
Monstruosidade
Ficção inglesa
Animality
Horror
Dracula
Victorian Era
Monstrosity
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