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Title: Acesso e continuidade do cuidado de pacientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus, em Niterói, RJ (2005 a 2010)
Authors: Martins, Maria da Graça Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Júnior, Aluísio Gomes da
metadata.dc.contributor.advisorco: Alves, Márcia Guimarães de Mello
metadata.dc.contributor.members: Machado, Cristiani Vieira
Berenger, Mercêdes Moreira
Baptista, Tatiana Wargas de Faria
Mourão, Lúcia Cardoso
Issue Date: 2013
Citation: MARTINS, Maria da Graça Guimarães. Acesso e continuidade do cuidado de pacientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus, em Niterói, RJ (2005 a 2010). 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
Abstract: A autora estuda o acesso e a continuidade do cuidado de pacientes com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus contrarreferenciados do Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói/RJ, para Unidades de Saúde do Programa Médico de Família (PMF), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas da rede municipal de saúde de Niterói, no período de agosto de 2005 a julho de 2010. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, que compreende uma pesquisa quantitativa e qualitativa, que utilizou os seguintes instrumentos metodológicos: estudo documental, estudo em base de dados, inquérito telefônico com entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi feita segundo o tipo das unidades de saúde que receberam os pacientes. Os resultados mostraram uma diferença expressiva e favorável para as Unidades do Programa Médico de Família, em relação às Unidades Básicas e às Policlínicas. Dos pacientes que tentaram marcar a primeira consulta nas unidades de saúde para onde foram contrarreferenciados, 100% (18/18) do grupo das Unidades do PMF, 78% (32/41) do grupo das Unidades Básicas e 84% (109/130) do grupo das Policlínicas conseguiram marcar a consulta. Quanto aos motivos para os pacientes não tentarem marcar consulta nas unidades para onde foram encaminhados, identificamos as categorias “cultura do especialista” e “cultura do hospital”. Quanto às dificuldades para marcar a primeira consulta, o principal motivo se incluiu na categoria, “desequilíbrio entre oferta e demanda de consulta médica”. Após a primeira consulta, 50% (9/18) dos pacientes atendidos nas Unidades do PMF, 9% (3/32) daqueles atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e 10% (11/109) dos atendidos nas Policlínicas conseguiram agendamento de uma segunda consulta. Quanto aos pacientes que vão até às unidades de saúde para pegar os remédios; no grupo do PMF, 80% dos pacientes conseguem pegar todos os remédios, enquanto no grupo das UBSs, o percentual foi de 69% e no grupo das Policlínicas foi de 55%. Nas conclusões, a autora reflete sobre as dificuldades, reveladas pela pesquisa, no acesso e na continuidade do tratamento oferecido aos pacientes na rede pública de saúde de Niterói, e apresenta alguns caminhos para ultrapassá-las
metadata.dc.description.abstractother: The author evaluates the access and the continuity of the care of patients with Arterial Hypertension and Diabetes Mellitus referenced from the "Carlos Tortelly" Hospital to other municipality health units in Niterói/RJ, Brazil, from August, 2005 to July, 2010. The study is an exploratory case study, a qualitative and a quantitative research that relied on the following methodology tools: documental evaluation, database evaluation and semi-structured phone survey. The data analysis was made according to the type of health units. The results showed an expressive positive difference for the units of the "Programa Médico de Família" (PMF) when compared with the "Unidades Básicas" (UB) units and to the "Policlínicas" units. Among the patients who attempted to have a first appointment at the health units where they were referenced to, 100% (18/18) of the group of PMF units, 78% (32/41) of the group of UB units and 84% (109 / 130) of the group of “Polyclinics” managed to have an appointment. Regarding the reasons presented by the patients that didn't try to have an appointment in the units where they were referenced to, the following categories were identified: "specialist culture" and "hospital culture". Regarding the difficulties faced when trying to have the first appointment, the main category identified was the "over demand of medical appointments as compared with the medical appointments' offer". After the first medical appointment, 50% (9/18) of the patients received by the PMF units, 9% (3/32) of the patients received by the UB units and 10% (11/109) of the patients received by the "Policlínicas" units had a second appointment scheduled. Regarding the patients that go to the medical units to receive medicine, 80% of the ones from the PMF units receive all the medicine needed, while within the UB units this ratio is at 69% and within the "Policlínicas" units this ratio is at 55%. In the conclusions, the author reflects about the difficulties, revealed by this research, in the access and the treatment continuity offered by the public health system at the municipality of Niterói and presents some paths to overcome these difficulties
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8908
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