Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8980
Title: Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca da ética sob a ótica profissional e acadêmica
Authors: Vasconcelos, Monique Julianny Maciel
Vieira, Sheila Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Tamires Moreira de
metadata.dc.contributor.advisorco: Bonfim, Mariana Pereira
metadata.dc.contributor.members: Freitas, Arlindo de Oliveira
Souza, Vanessa Miguel Augusto de
Souza, Luiz Filipe Alves de
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Vasconcelos, Monique Julianny Maciel; Vieira, Sheila Alves. Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca da ética sob a ótica profissional e acadêmica. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Este estudo teve como objetivo principal analisar a percepção sobre ética geral e profissional por estudantes de graduação de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino. A metodologia de pesquisa utilizada caracteriza-se como descritiva e quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário fechado adaptado dos estudos de oliveira etal. (2015). A amostra foi representada por 221 alunos cursando do 1º ao 8º semestre de 2018, o equivalente a 52% da amostra total. Os dados foram validados e tabulados com o auxílio de planilhas eletrônicas, onde buscou-se explorar o entendimento dos alunos para cada uma das questões propostas. A partir dos resultados, concluiu-se que os alunos têm consciência da relevância da ética para a profissão, assim como também em relação aos reflexos positivos que a adoção de um comportamento ético trás para sua imagem e valorização profissional. Acerca do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), evidenciou-se a necessidade de intensificar o seu uso em sala de aula. Enquanto ainda estudantes, com base nas respostas do questionário, percebe-se que uma significativa parte dos alunos apresentam ou tendem a apresentar um desvio de conduta, no que diz respeito a utilização de “colas” em avaliações.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8980
Appears in Collections:VGC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Volta Redonda



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons