Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8984
Title: A importância da demonstração dos fluxos de caixa para as microempresas: um estudo de caso em um escritório de contabilidade do município de Volta Redonda
Authors: Menezes, Jociel de Jesus
Martins, Simone
metadata.dc.contributor.advisor: Bonfim, Mariana Pereira
metadata.dc.contributor.members: Passos, Ivan Carlim
Freitas, Arlindo de Oliveira
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Menezes, Jociel de Jesus; Martins, Simone. A importância da demonstração dos fluxos de caixa para as microempresas: um estudo de caso em um escritório de contabilidade do município de Volta Redonda. 2017. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar quais motivos ocasionam a pouca oferta da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), por parte das empresas de contabilidade, às microempresas (ME), visto que DFC apresenta-se como uma ferramenta contábil capaz de contribuir para o sucesso gerencial dessas entidades. A pesquisa baseou-se no método indutivo analítico, onde foi realizado um estudo de caso com uma empresa de contabilidade de grande representatividade dentro do cenário contábil do município de Volta Redonda-RJ. Os dados foram coletados através de entrevista com o sócio-diretor da empresa. A pesquisa realizada permitiu evidenciar que a DFC é pouco ofertada pelos profissionais de contabilidade uma vez que a legislação vigente não obriga a elaboração para as ME, e pelo fato de os empresários não se interessarem pelo seu conteúdo, uma vez que a maioria desconhece o relatório e, por conseguinte, os possíveis benefícios advindos do de tal demonstração.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this paper is to analyze the reasons for the low cash flow statement offered by accounting firms, microenterprises (ME), as cash flow statement presents itself as an accounting tool capable of Contribute to the managerial success of these entities. The research was based on the analytical inductive method, where a case study was carried out with a highly representative accounting firm within the accounting scenario of the municipality of Volta Redonda-RJ. The data were collected through an interview with the company's managing director. The research made it possible to show that cash flow statement is not offered by accounting professionals since the current legislation does not require elaboration for ME, and because entrepreneurs are not interested in its content, since most are unaware of the report And therefore the possible benefits arising from that demonstration.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8984
Appears in Collections:VGC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Volta Redonda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jociel de Jesus Menezes - Simone Martins - TA.pdf596.74 kBAdobe PDFView/Open
Jociel de Jesus Menezes - Simone Martins.pdf310.25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons