Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9012
Title: A formação dos professores de EF: como fica a pré-escola?
Authors: Olivia, Mariana Faria
metadata.dc.contributor.advisor: Mattos, Luiz Otávio Neves
metadata.dc.contributor.members: Muniz, Neyse Luz
Dias, Márcia Gonçalves
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Olivia, Mariana Faria. A formação do professor de Educação Física: como fica a pré-escola? 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Abstract: Esta pesquisa, de natureza qualitativa descritiva, teve por objetivo investigar como tem ocorrido o processo de formação do professor de Educação Física nos cursos de Licenciatura em Educação Física de quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, para entender se este profissional está sendo formado, adequadamente, para atuar no Pré-Escolar, com crianças pequenas. Para isso, dedicou-se: a) analisar os currículos das quatro Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso de Licenciatura em Educação Física e b) identificar a existência de disciplinas nos cursos de formação das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Rio de Janeiro que contemplem, especificadamente, a formação do professor de Educação Física para atuar com as crianças pequenas. O estudo lançou mão da técnica de Análise Documental para captar as informações relevantes nos documentos das referidas IES e se inspirou na Análise de Conteúdos para categorizar e interpretar os dados coletados. À luz dos documentos disponibilizados pelas IES conclui-se que há ausências preocupantes no processo de construção dos saberes pedagógicos e específicos do futuro professor de Educação Física que irá atuar com turmas de Pré-Escolar. Identificou-se, igualmente, a ausência de um conceito de criança e de infância assumido pelas respectivas IES.
metadata.dc.description.abstractother: This qualitative descriptive research had the objective of investigating how the Physical Education teacher training process has taken place in the undergraduate courses in Physical Education of four public universities of the State of Rio de Janeiro, to understand if this professional is being formed , appropriately, to work in the Preschool with young children. In order to do so, it was dedicated: a) to analyze the curricula of the four Public Higher Education Institutions of the State of Rio de Janeiro, which offer the Licentiate degree in Physical Education and b) to identify the existence of disciplines in the training courses of Higher Education Institutions Public schools of the State of Rio de Janeiro that specifically contemplate the formation of Physical Education teachers to work with young children. The study used the Document Analysis technique to capture the relevant information in the IES documents and was inspired by Content Analysis to categorize and interpret the data collected. In the light of the documents provided by IES, it is concluded that there are worrying absences in the process of building the pedagogical and specific knowledge of the future Physical Education teacher who will work with Pre-School classes. It was also identified the absence of a concept of children and childhood assumed by IES.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9012
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Olivia, Mariana. (2017). A formação de professores na EF como fica a pré-escola.pdf742.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.