Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9031
Title: Formação em Educação Física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
Authors: Ferreira, Brenda Hellen Rodé
metadata.dc.contributor.advisor: Foganholi, Cláudia
metadata.dc.contributor.members: Vianna, Aurélio Pitanga
Sampaio, Danielle
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Ferreira, Brenda Hellen Rodré. Formação em Educação Física: um olhar sobre o projeto natação adaptada da UFF. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, 2017.
Abstract: A inclusão de alunos com necessidades especiais é um assunto que engloba toda uma sociedade ainda marcada por estereótipos, preconceitos e a falta de informações que fujam do senso comum. Este trabalho expõe inicialmente o percurso que as pessoas com deficiência enfrentaram durante alguns anos em diversas culturas e as lutas para conquistas de direitos básicos. Apresentando reflexões acerca do trabalho docente com destaque nos desafios do exercício diante das diversidades, o objetivo deste trabalho foi analisar e compreender os processos educativos que acontecem no Projeto de extensão “ Natação Adaptada” da Universidade Federal Fluminense, buscando compreender se os futuros professores de Educação Física tem subsídios específicos para trabalhar com crianças com deficiências. O presente estudo assentou com uma pesquisa de caratér qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes que atuam no Projeto de extensão. A conclusão obtida explicita o ponto de vista desses futuros profissionais acerca da sua formação docente e o seu preparo para trabalhar com crianças com deficiências.
metadata.dc.description.abstractother: The inclusion of students with special needs is an issue that encompasses an entire society still marked by stereotypes, prejudices and the lack of information that flee from common sense. This paper initially exposes the course that people with disabilities faced for several years in different cultures and struggles for basic rights. The objective of this work was to analyze and understand the educational processes that take place in the "Adapted Swimming" extension project of the Fluminense Federal University, seeking to understand if a future teacher of Education Physics has specific grants to work with children with disabilities. The present study was based on qualitative research through semistructured interviews with six students who work in the Extension Project. The conclusion obtained makes explicit the point of view of these future professionals about their teacher training and their preparation to work with children with disabilities.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9031
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.