Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9036
Title: A influência do futebol em adolescentes nas aulas de Educação Física
Authors: Limongi, Rômulo Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Aboud, Sérgio Ricardo
metadata.dc.contributor.members: Vianna, Aurélio Pitanga
Silva, Leonardo Mattosda Motta
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Limongi, Rômulo Guimarães. A influência do futebol em adolescentes nas aulas de Educação Física. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Abstract: Este trabalho pretende destacar a importância da prática do esporte no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Pra tanto, o futebol foi escolhido como foco nesta monografia para analisar como a relação dos jovens com esse esporte pode trazer benefícios no campo físico, moral, intelectual e social. No entanto, entende-se que todos esses pontos positivos da prática do futebol só são absorvidos por essas crianças através da orientação do professor, e por isso a escola e especificamente a aula de educação física, é o principal meio viabilizador desse aprendizado. E para a extensão desse principal meio, destaca-se ainda a importância do crescimento dos projetos sociais e a influencia que possuem na vida de crianças e adolescentes que vivem nas comunidades carentes e que muitas vezes só conseguem ter acesso ao esporte através desses programas. Assim com base em pesquisa teórica, pretende-se apresentar como o profissional de educação física deve trabalhar o futebol com essas crianças para conseguir ensinar todos esses valores que vão além do saber jogar, e principalmente afastar todo o tipo de preconceito que permeiam a prática do esporte para promover a inclusão e colocar em prática o conceito de que futebol deve ser jogado por todos.
metadata.dc.description.abstractother: This work intends to highlight the importance of sport practice in the development of children and adolescents. Therefore, football was chosen as the focus in this monograph to analyze how the relationship of young people with this sport can bring benefits in the physical, moral, intellectual and social field. However, it is understood that all these positive aspects of soccer practice are only absorbed by these children through the guidance of the teacher, and therefore the school and specifically the physical education class, is the main means to enable this learning. And for the extension of this main means, the importance of the growth of social projects and the influence that they have in the life of children and adolescents who live in the poor communities and that often only have access to the sport through these programs is highlighted. Thus, based on theoretical research, it is intended to present how the physical education professional should work with these children in order to be able to teach all these values that go beyond knowing how to play, and especially to avoid all kinds of prejudice that permeate the practice of Sport to promote inclusion and put into practice the concept that football should be played by all.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9036
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.