Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9038
Title: Treinamento de força no ensino médio: a opinião dos docentes dos bairros de Icaraí e do centro do município de Niterói
Authors: Reimol, Eric de Mello
metadata.dc.contributor.advisor: Paula, Karla Campos de
metadata.dc.contributor.members: Pinheiro, Paulo de Tarso Maciel
Mattos, Luiz Otávio Neves
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Reimol, Eric de Mello. Treinamento de força no ensino médio: a opinião docente dos bairros de Icaraí e centro do município de Niterói. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Departamento de Educação Física e Desportos, 2017.
Abstract: Introdução: A má alimentação e o sedentarismo estão presentes em todas as idades, contribuindo para o aumento do aparecimento de doenças crônicas. A repetição dos conteúdos nas aulas de Educação Física faz com que os alunos, principalmente no ensino médio, aos poucos percam o interesse nelas, o que poderia mudar com a utilização do treinamento de força dentro das aulas devido à sua possível aplicação dentro e fora do ambiente escolar, somado ao interesse que os adolescentes apresentam em relação à esta atividade, além de trabalhar um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde. Objetivos: Avaliar se os professores dos bairros de Icaraí e Centro do município de Niterói/RJ trabalham o treinamento de força como um conteúdo de suas aulas, se possuem conhecimento sobre os benefícios desta atividade para seus alunos e se existe relação entre as práticas de trabalho fora do ambiente escolar do docente com a utilização desta prática por eles. Metodologia: Foi aplicado um questionário auto preenchido que possuía três questões abertas e duas fechadas sobre a utilização de treinamento de força na escola. Resultados: Foram entrevistados 13 professores de 25 a 58 anos com pelo menos 1 ano de atuação. Apesar da predominância dos esportes, a maioria dos professores apresentou conhecimentos sobre o treinamento de força e relatou trabalhar seus conceitos com os alunos. As práticas passadas não apresentaram relação com a aplicação ou não do conteúdo dentro de sala.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9038
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reimol, Eric (2017). Treinamento de força no ensino médio.pdf833.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.