Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Saúde Coletiva - ISC
  • PPGBIOS - Programa de Pós-graduação em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva - Niterói
  • PPGBIOS - Mestrado - Niterói
  • PPGBIOS - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Saúde Coletiva - ISC
  • PPGBIOS - Programa de Pós-graduação em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva - Niterói
  • PPGBIOS - Mestrado - Niterói
  • PPGBIOS - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
FABIO ARAUJO DIAS DISSERTAÇAO.... (1.396Mb)

Collections
  • PPGBIOS - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ÉTICA, MORAL E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
Dias, Fábio Araújo | Posted on: 2018
Abstract
ética aponta para a reflexão sobre valores e princípios norteadores da vida humana e das práticas profissionais, e assume importância vital nos debates acadêmicos e sociais. O objetivo do presente trabalho foi compreender o processo de formação ética de estudantes de psicologia da Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói - RJ. Para tanto, deu voz aos estudantes para que expressassem suas vivências e compreensões acerca desta formação por meio de entrevistas individuais de 30 alunos concluintes do curso de Psicologia (oitavo ao décimo primeiro período), tendo como base um roteiro semiestruturado. Para a análise dos dados, o método adotado foi a análise de conteúdo de Bardin. A maioria dos participantes da pesquisa (16 de 30, 53%) informou que tem experiência de estágio no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade, seguida da Saúde Mental (37%) e Hospital Universitário (20%), o que indica que a maior parte dos entrevistados referencia as práticas do estagiário de psicologia ao atendimento clínico. A resposta predominante sobre o que é ser ético no exercício profissional do psicólogo foi “respeitar o outro”, seguida de “sigilo” e “pensar no bem-estar do paciente / tratar bem o paciente”. Quanto aos valores que os entrevistados consideram importantes para a atividade profissional ou de estágio, a resposta mais recorrente foi “atitude de escuta / acolher sem julgamentos prévios”, seguida de “atenção/disponibilidade para o outro (aprender com o outro, estar com o outro, cuidar do outro)” e “respeito ao outro”. Diversas situações testemunhadas pelos entrevistados em que uma questão ética tenha sido colocada durante o curso de psicologia foram relatadas apontando para diversos contextos: estágio, disciplinas do curso, saúde mental, eventos universitários de Psicologia, violência doméstica, assédio moral, cotas, ocupação da universidade. Em termos de recurso ou apoio oferecido pela faculdade ou curso para possíveis soluções quando surge um conflito moral nas atividades acadêmicas ou de estágio, a maioria dos entrevistados (26 de 30 participantes, 87%) associou a supervisão de estágio ao apoio para possíveis soluções de conflitos morais, seguido de professores (53%), coordenação do curso (27%) e colegas do curso ou do estágio (23%). Por fim, defende-se que a formação ética deve permear a formação acadêmica e profissional do estudante de psicologia, e é promovida no debate entre professores, alunos e sociedade
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
DIAS, Fábio Araújo. Ética, moral e processos de subjetivação: um estudo sobre a formação em psicologia. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Subject(s)
Ética
Moral
Psicologia
Educação superior
Profissão
Ética
Bioética
Psicologia
Moral
Profissão
Ensino superior
Ethics
Morale
Psychology
Higher education
Occupation
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9158
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram