Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9169
Title: O meio urbano: reflexões acerca do engajamento na prática do direito à cidade e da influência do planejamento urbano
Authors: Clem, Gabriel Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor: Lanzara, Arnaldo Provasi
metadata.dc.contributor.members: Abegão, Luís Henrique
Bonan, Ana Cecília Faro
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Clem, Gabriel Monteiro. O meio urbano: reflexões acerca do engajamento na prática do direito à cidade e da influência do planejamento urbano. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: O trabalho de pesquisa busca discutir as regularidades a respeito da construção segregada do meio urbano e das violações do direito à cidade, como um direito humano. A partir de uma abordagem das particularidades da formação dos complexos aglomerados urbanos no Brasil, a discussão visa refletir sobre processos gentrificadores e a influência do planejamento urbano para a constituição das cidades. Tendo como referência a luta de resistência dos moradores da comunidade Vila Autódromo – na cidade do RJ, o trabalho destaca como o direito à cidade é negligenciado por parte do poder público. A partir de significados do engajamento ao direito à cidade, pela contribuição das abordagens de Henry Lefebvre e David Harvey, a discussão temática questiona o significado de viver e ser um cidadão das regiões urbanas. Da mesma forma, a presente pesquisa irá se debruçar em entender o planejamento urbano, discorrendo acerca da influência do Estado para a constituição das cidades e dos atores econômicos e sociais, analisando o planejamento estatal a partir das reflexões de Ermínia Maricato, Carlos Vainer e Eduardo Marques, estudiosos das políticas públicas urbanas no Brasil. Assim, após as abordagens temáticas sobre as problemáticas urbanas, em especial, a remoção de comunidades locais e o planejamento, será feito um estudo de caso, a partir da análise da construção do Plano Popular da Vila Autódromo, que foi uma marca de resistência pelo direito à cidade e contra a supressão da memória local e pelo direito de permanecer e continuar existindo.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9169
Appears in Collections:GPV - Trabalhos de Conclusão de Curso - Volta Redonda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Monteiro Clem - Termo de Aprovação.pdf399.22 kBAdobe PDFView/Open
Gabriel Monteiro Clem.pdf798.23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons