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Title: Ausentes: a evasão acadêmica no ensino superior
Authors: Mockdece, Daniel Brener
metadata.dc.contributor.advisor: Lanzara, Arnaldo Provasi
metadata.dc.contributor.advisorco: Assis, Lúcia Maria de
metadata.dc.contributor.members: Kraemer, Carlos Frederico Bom
Silva, Lígia Graciete Soares da
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Mockdece, Daniel Brener. Ausentes: a evasão acadêmica no ensino superior. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um panorama do Sistema de Ensino Superior (SES) público brasileiro com enfoque nas trajetórias das políticas públicas de acesso e inclusão do ensino superior e os possíveis determinantes da evasão estudantil. Busca-se investigar os fatores que provocam a evasão estudantil no ensino superior através de uma breve ilustração do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (ICHS-UFF) de Volta Redonda. Primeiro será feito um relato da trajetória das políticas públicas de democratização do ensino superior, evidenciando nuances entre sua expansão e a inclusão da população brasileira a tal nível de ensino. Posteriormente será exposta uma revisão bibliográfica do campo de estudo da evasão acadêmica, analisando os fatores que a determinam. Delineada a conjuntura estrutural do sistema de ensino superior brasileiro bem como os principais determinantes da evasão acadêmica, este trabalho discorrerá sobre o Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, analisando sua atual conjuntura a respeito da evasão estudantil nos cursos que compõe o instituto. Para tal feito, a metodologia utilizada na investigação perpassa por uma pesquisa bibliográfica exploratória. Também será empregada uma pesquisa documental, com intuito do levantamento de dados, junto às secretárias dos cursos do ICHS e nas instituições formuladoras de indicadores educacionais. Espera-se, com esta pesquisa, delinear um breve panorama do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em relação à evasão acadêmica, assim como lançar pontos de reflexão sobre o que determina o sucesso e o fracasso estudantil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9174
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