Please use this identifier to cite or link to this item:
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9174
Title: | Ausentes: a evasão acadêmica no ensino superior |
Authors: | Mockdece, Daniel Brener |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lanzara, Arnaldo Provasi |
metadata.dc.contributor.advisorco: | Assis, Lúcia Maria de |
metadata.dc.contributor.members: | Kraemer, Carlos Frederico Bom Silva, Lígia Graciete Soares da |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal Fluminense |
Citation: | Mockdece, Daniel Brener. Ausentes: a evasão acadêmica no ensino superior. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
Abstract: | Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um panorama do Sistema de Ensino Superior (SES) público brasileiro com enfoque nas trajetórias das políticas públicas de acesso e inclusão do ensino superior e os possíveis determinantes da evasão estudantil. Busca-se investigar os fatores que provocam a evasão estudantil no ensino superior através de uma breve ilustração do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (ICHS-UFF) de Volta Redonda. Primeiro será feito um relato da trajetória das políticas públicas de democratização do ensino superior, evidenciando nuances entre sua expansão e a inclusão da população brasileira a tal nível de ensino. Posteriormente será exposta uma revisão bibliográfica do campo de estudo da evasão acadêmica, analisando os fatores que a determinam. Delineada a conjuntura estrutural do sistema de ensino superior brasileiro bem como os principais determinantes da evasão acadêmica, este trabalho discorrerá sobre o Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, analisando sua atual conjuntura a respeito da evasão estudantil nos cursos que compõe o instituto. Para tal feito, a metodologia utilizada na investigação perpassa por uma pesquisa bibliográfica exploratória. Também será empregada uma pesquisa documental, com intuito do levantamento de dados, junto às secretárias dos cursos do ICHS e nas instituições formuladoras de indicadores educacionais. Espera-se, com esta pesquisa, delinear um breve panorama do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em relação à evasão acadêmica, assim como lançar pontos de reflexão sobre o que determina o sucesso e o fracasso estudantil. |
URI: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9174 |
Appears in Collections: | GPV - Trabalhos de Conclusão de Curso - Volta Redonda |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniel Brener Mockdece - Termo de Aprovação.pdf | 334.87 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Daniel Brener Mockdece.pdf | 707.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License