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Title: Proposta de dimensões relacionadas ao capital social como meio de geração de valor na organização
Other Titles: Proposal of dimensions related to social capital as means of value generation in organizations
Authors: Marques, Nathalia de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira Neto, Julio
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Valdecy
Macke, Janaina
Issue Date: 2018
Abstract: Essa pesquisa tem por objetivo identificar as dimensões relacionadas ao capital social que geram agregação de valor em uma empresa a curto, médio e longo prazos, de forma a representar vantagem competitiva sustentável. Foi realizada uma extensa revisão de literatura na base Scopus para se fazer o levantamento das variáveis relativas ao capital social mais citadas estabelecendo potencial relação com vantagem competitiva sustentável. A partir disso, um questionário foi gerado para posterior distribuição a empresários e especialistas em capital social e inteligência de mercado. A metodologia proposta foi baseada na pesquisa quali-quantitativa, através de um estudo bibliográfico e pesquisa Survey utilizando-se na parte quantitativa a Estatística Descritiva e, por fim, a Análise de Componentes Principais, com o objetivo de estudar as variáveis levantadas inicialmente pela literatura em fatores latentes. Após análise dos dados, concluiu-se que os especialistas corroboraram com todas as dezoito variáveis levantadas pela literatura. Além disso, chegou-se a quatro fatores latentes que resumem as variáveis ligadas ao capital social que geram agregação de valor e posterior vantagem competitiva sustentável. Dessa maneira, pode-se dizer que houve contribuição para a literatura existente, primeiramente pela sustentação por evidências de proposições teóricas (as variáveis levantadas na literatura sendo corroboradas pelos especialistas) e também pelo fato de serem encontrados fatores latentes, resumindo a quatro o número de dimensões a serem acompanhadas por empresas que queiram analisar seu capital social no tocante a agregação de valor.
metadata.dc.description.abstractother: This research aims to identify the set of social capital dimensions that add value to a company in short, medium or long terms, leading to sustainable competitive advantage. An extensive literature review was done under Scopus basis in order to raise the most quoted social capital variables with potential relationship to sustainable competitive advantage. From that data, a questionnaire was generated to further distribution to entrepreneurs and specialists in social capital and market intelligence. Data analysis was quali-quantitative, through a bibliographic research, and a survey was performed on quantitative side through Principal Components Analysis, willing to study first raised variables (in literature) into latent factors. After analyzing collected data, it was concluded that specialists agree that all eighteen variables quoted by literature are someway relevant to value aggregation. Moreover, four latent factors were raised, summarizing the previous variables related to social capital that add value to a company leading to sustainable competitive advantage. These points lead us to a contribution on existent literature, as there are evidences that sustain theoretical propositions (specialists agreeing with literature factors) and because latent factors were raised, summarizing to four the number of dimensions to be monitored by organizations that are willing to analyze their social capital related to value aggregation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9192
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