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Title: Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas? A hora do recreio dos alunos com deficiência.
Authors: Almeida, Alessandra Maria Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Miller, Joana
metadata.dc.contributor.members: Vassalo, Simone Pondé
Silva, Ana Claudia Cruz da
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a inclusão escolar de alunos com de- ficiência. A escolha do tema foi orientada pela importância da escola no processo de socialização de crianças e adolescentes, principalmente quando se trata de crianças com necessidades especiais. Muitos trabalhos foram escritos sobre o tema da inclu- são escolar de crianças com necessidades especiais em diferentes campos de estu- dos (pedagogia, psicologia, entre outros). A maior parte deles, porém, dedica-se às práticas de inclusão em sala de aula e nas atividades pedagógicas realizadas em ambiente escolar, mas poucos tratam do tema especificamente no horário do re- creio, quando crianças e adolescentes interagem, têm seus grupos de amigos, brin- cam, correm e conversam com quem quiser. A partir do trabalho de campo realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, situado no bairro Boaçu no Municí- pio de São Gonçalo (RJ), procurei descrever e investigar como é feita a inclusão desses alunos com necessidades especiais no horário de socialização do recreio, quando as interações sociais ocorrem de modo mais espontâneo e, geralmente, sem a mediação dos professores.
metadata.dc.description.abstractother: The aim of the present study is to reflect on the school inclusion of students with dis- abilities. The choice of theme was guided by the importance of the school in the pro- cess of socializing children and adolescents, especially when it comes to children with special needs. Many papers were written on the topic of school inclusion of chil- dren with special needs in different fields of study (pedagogy, psychology, among others). Most of them, however, are dedicated to classroom inclusion practices and pedagogical activities carried out in a school environment, but few address the theme specifically during playtime, when children and adolescents interact, have their groups of friends, play, run and talk to whoever you want. From the field work carried out at the Castelo Branco Municipal College, located in the district of Boaçu in the municipality of São Gonçalo (RJ), I attempted to describe and investigate the inclu- sion of these students with special needs during Social interactions occur more spon- taneously and, generally, without the mediation of teachers.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9240
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