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Title: Pornopoiesis: o devir-corpo do mundo e o devir-mundo do corpo
Authors: Martins, Baruc Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Müller Junior, Adalberto
metadata.dc.contributor.members: Glenadel, Paula
Diniz, Marcelo
Issue Date: 16-Apr-2019
Abstract: Esta dissertação busca investigar como a pornografia é mobilizada como procedimento expressivo em O poeta pornosiano (2011), antologia de Glauco Mattoso, e Nova Dubai, filme de Gustavo Vinagre, de maneira a compor as suas próprias estratégias de transgressão a partir dos limites apresentados por cada materialidade. Para tal empresa, realizamos uma cartografia entre literatura e cinema, inspirada no método de Gilles Deleuze e Félix Guattari, com o intuito de problematizar o lugar da pornografia nessas obras, seguindo o fluxo incessante do desejo que promove, no nível intensivo, um adensamento da abertura tanto do corpo quanto do mundo e atinge, de outro modo, as noções de desejo, política e vida. Com isso, argumentamos que essa estratégia ético-estético-política colocada em jogo por Mattoso e Vinagre toca em questões cruciais do nosso presente: não só do ponto de vista da experiência, mas também da própria biopolítica contemporânea. Desse modo, a partir da pornografia podemos interrogar como a produção do corpo nessas duas obras coloca, por um lado, a emergência de novos modos de existência e, por outro, constitui uma nova política afirmativa da vida, formada a partir de tecnologias de resistência. O que revela, de fundo, a permanente negociação entre humano e não humano, corpo e máquina, orgânico e inorgânico
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation examines how pornography is mobilized as an expressive procedure in O poeta pornosiano (2011), Glauco Mattoso's anthology, and Nova Dubai, film by Gustavo Vinagre, in order to compose strategies of transgression from the limits presented by each materiality. In this direction, we make a cartography between literature and cinema, inspired by the method of Gilles Deleuze and Félix Guattari, with the aim of perceiving the place of pornography in these works, following the incessant flow of desire which promotes on the intensive level a deepening of the openness of both body and world and different notions of desire, politics and life. This way, we argue that this ethical-aesthetic-political strategy, put into play by Mattoso and Vinagre, touches on crucial issues of our present not only from the point of view of experience, but also from the perspective of contemporary biopolitics. We can question how the production of body in these two works, on the one hand, develops the emergence of new modes of existence and, on the other, constitutes a new affirmative policy of life, formed by technologies of resistance. This scenario reveals, in substance, the permanent negotiation between human and non-human, body and machine, organic and inorganic
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9265
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