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dc.contributor.advisorMüller Junior, Adalberto-
dc.contributor.authorMartins, Baruc Carvalho-
dc.date.accessioned2019-04-25T14:17:03Z-
dc.date.available2019-04-25T14:17:03Z-
dc.date.issued2019-04-16-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9265-
dc.description.abstractEsta dissertação busca investigar como a pornografia é mobilizada como procedimento expressivo em O poeta pornosiano (2011), antologia de Glauco Mattoso, e Nova Dubai, filme de Gustavo Vinagre, de maneira a compor as suas próprias estratégias de transgressão a partir dos limites apresentados por cada materialidade. Para tal empresa, realizamos uma cartografia entre literatura e cinema, inspirada no método de Gilles Deleuze e Félix Guattari, com o intuito de problematizar o lugar da pornografia nessas obras, seguindo o fluxo incessante do desejo que promove, no nível intensivo, um adensamento da abertura tanto do corpo quanto do mundo e atinge, de outro modo, as noções de desejo, política e vida. Com isso, argumentamos que essa estratégia ético-estético-política colocada em jogo por Mattoso e Vinagre toca em questões cruciais do nosso presente: não só do ponto de vista da experiência, mas também da própria biopolítica contemporânea. Desse modo, a partir da pornografia podemos interrogar como a produção do corpo nessas duas obras coloca, por um lado, a emergência de novos modos de existência e, por outro, constitui uma nova política afirmativa da vida, formada a partir de tecnologias de resistência. O que revela, de fundo, a permanente negociação entre humano e não humano, corpo e máquina, orgânico e inorgânicopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by secretaria pós-letras repositorio (secretaria.repositorio@gmail.com) on 2019-04-16T14:54:57Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_completa.pdf: 994986 bytes, checksum: ac093930ac7ed95930e5e4abca13acdc (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-25T14:17:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_completa.pdf: 994986 bytes, checksum: ac093930ac7ed95930e5e4abca13acdc (MD5) Previous issue date: 2019-04-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titlePornopoiesis: o devir-corpo do mundo e o devir-mundo do corpopt_BR
dc.typeAnais de Eventopt_BR
dc.subject.keywordPornografiapt_BR
dc.subject.keywordDesejopt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.contributor.membersGlenadel, Paula-
dc.contributor.membersDiniz, Marcelo-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorPornografiapt_BR
dc.subject.descriptorCinema Brasileiropt_BR
dc.subject.descriptorLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subject.descriptorTeoria da literaturapt_BR
dc.subject.keywordotherPornographypt_BR
dc.subject.keywordotherDesirept_BR
dc.subject.keywordotherBodypt_BR
dc.subject.keywordotherTechnologypt_BR
dc.description.abstractotherThis dissertation examines how pornography is mobilized as an expressive procedure in O poeta pornosiano (2011), Glauco Mattoso's anthology, and Nova Dubai, film by Gustavo Vinagre, in order to compose strategies of transgression from the limits presented by each materiality. In this direction, we make a cartography between literature and cinema, inspired by the method of Gilles Deleuze and Félix Guattari, with the aim of perceiving the place of pornography in these works, following the incessant flow of desire which promotes on the intensive level a deepening of the openness of both body and world and different notions of desire, politics and life. This way, we argue that this ethical-aesthetic-political strategy, put into play by Mattoso and Vinagre, touches on crucial issues of our present not only from the point of view of experience, but also from the perspective of contemporary biopolitics. We can question how the production of body in these two works, on the one hand, develops the emergence of new modes of existence and, on the other, constitutes a new affirmative policy of life, formed by technologies of resistance. This scenario reveals, in substance, the permanent negotiation between human and non-human, body and machine, organic and inorganicpt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literaturapt_BR
dc.degree.date2019-02-28-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical114f.pt_BR
Appears in Collections:POSLIT - Tese e Dissertação

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