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Title: O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
Authors: Velasco, Caroline Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Priscila Pires
metadata.dc.contributor.members: Pinto Junior, Antônio Augusto
Silva, Edneusa Lima
Issue Date: 2018
Citation: Velasco, Caroline Silva. O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: O trabalho visa compreender o desenho enquanto um possibilitador da expressão e comunicação infantil, a partir dos referenciais teóricos da Gestalt-Terapia. Tendo em vista este objetivo, o estudo aclara a relevância deste recurso, desvelando sua contribuição acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. Para o alcance desde escopo, faz-se uso de pressupostos da Gestalt-Terapia, considerando-se que esta oferece alicerces relacionais entre o uso da ludicidade e a construção do processo terapêutico infantil. Para a abordagem, os recursos lúdicos são modos que auxiliam a comunicação e a expressão infantil, e o desenho, compondo este campo lúdico, afeta estes aspectos de semelhante modo. Através da pesquisa a partir de revisões bibliográficas, a monografia apresenta estudos que trazem em seu arcabouço compreensões acerca da origem e do percurso histórico do recurso do desenho na civilização, concatenando sua entrada no espaço terapêutico no trabalho com crianças, ilustrando seu desenvolvimento histórico e relacional.
metadata.dc.description.abstractother: The aim of this work is to understand drawing as an enabler of child expression and communication, based on Gestalt Therapy theoretical references. In view of this objective, the study clarifies the relevance of this resource, revealing its contribution to the affective, cognitive and motor development of the child. To achieve scope, Gestalt-Therapy assumptions are used, considering that it offers relational foundations between the use of playfulness and the construction of the infantile therapeutic process. For the approach, playful resources are ways that help children's communication and expression, and drawing, composing this play field, affects these aspects in a similar way. Through the research based on bibliographical reviews, the monograph presents studies that include in its framework understandings about the origin and historical course of the resource of the drawing in civilization, concatenating its entrance in the therapeutic space in the work with children, illustrating its historical and relational development.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291
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