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Title: Análise do trabalho das influenciadoras digitais da região sul fluminense
Authors: Ribeiro, Isabel Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, Ana Paula Todaro Taveira
metadata.dc.contributor.members: Meirelles, Catarina Marinho
Abegão, Luis Henrique
Issue Date: 2018
Citation: Ribeiro, Isabel Fernandes. Análise do trabalho das influenciadoras digitais da região sul fluminense. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo a observação da atividade de influenciadoras digitais da região sul fluminense, tendo em vista que desde o advento da internet e o crescimento da população online, tem surgido novas subjetividades voltadas para o público e também novas formas de trabalho mobilizadas pelas mudanças no mercado de trabalho mundial. Esse, por sua vez, tem presenciado o avanço do neoliberalismo, que tem produzido sujeitos flexíveis e empreendedores, diferentemente das sociedades disciplinares fordistas. Para tanto, sendo esta uma pesquisa qualitativa, utilizou-se de entrevistas online semiestruturadas com influenciadoras digitais da região sul fluminense e um comerciante que contrata esse serviço para divulgar sua loja. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que esta atividade possui o desafio de ser reconhecida como trabalho, já que se configura como trabalho informal, além do possível risco à saúde devido às pressões sofridas pela categoria, uma vez que são as responsáveis por vender suas forças de trabalho, em um mercado competitivo e ainda não regulado.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this study was to observe the activity of digital influencers in the southern region of Rio de Janeiro, considering that since the advent of the internet and the growth of the online population, new subjectivities have emerged focused on the public and also new forms of work mobilized by the changes in the world labor market. This, in turn, has witnessed the advance of neoliberalism, which has produced flexible and enterprising subjects, unlike Fordist disciplinary societies. For this, being a qualitative research, it was used of semi structured online interviews with digital influencers of the south region of Rio de Janeiro and a merchant that hires this service to publicize its store. Among the results obtained, it was observed that this activity has the challenge of being recognized as work, since it constitutes informal work, besides the possible health risk due to the pressures suffered by the category, since they are responsible for selling their workforce in a competitive and unregulated market.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9295
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