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A CONCEPÇÃO PROBLEMATIZADORA: UMA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Franco, Camilla Maia | Posted on: 2010
Abstract
Este estudo aponta uma das diversas formas de desenvolver a formação para os trabalhadores da saúde a partir da concepção problematizadora, que se configura em práticas educativas adequadas para formação em e para o serviço de saúde, em consonância com as diretrizes e os princípios da Educação Permanente em Saúde(EPS). Propõe que o investimento na formação dos trabalhadores configura-se como estratégia para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, possibilitando o fortalecimento da Política Nacional de Saúde. Discorre sobre como a Educação Permanente em Saúde (EPS) pode estabelecer um processo de ensino-aprendizagem rico, quando norteada pelos princípios e diretrizes desencadeados por Paulo Freire e permeados pela noção de aprendizagem significativa. Ao longo do trabalho são exemplificadas as práticas e estratégias de ensino-aprendizagem propostas pela Escola Técnica de Formação em Saúde “Enfª Izabel dos Santos”, que pauta seu projeto político pedagógico na educação problematizadora. Por fim, este estudo também analisa a concepção problematizadora como uma propostapedagógica para a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e reflete sobre em que medida os gestores podem interferir no desenvolvimento dessa estratégia de formação
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
FRANCO, Camilla Maia. A concepção problematizadora: uma didática para a educação permanente em saúde. 2010. 73 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
Subject(s)
Problematização
Educação permanente em saúde
Formação
Trabalho
Educação permanente
Formação profissional
Pessoal de saúde
Educação em saúde
Qualidade de serviço
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9303
License Term
CC-BY-SA
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