Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9320
Title: Proposta de requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de implementação da estratégia competitiva
Other Titles: Proposal of project management and process management requirements as a way to implement competitive strategy
Authors: Ferreira, Suzy Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira Neto, Julio
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Valdecy
Melo, Valdir Agustinho de
Issue Date: 2018
Abstract: O presente projeto propõe requisitos do gerenciamento de projetos e da gestão de processos como forma de desdobramento da estratégia competitiva por meio da análise da literatura e pelo levantamento com especialistas de mercado. Perante esse cenário, a pesquisa tenciona um aprofundamento nas temáticas centrais, estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, visando assim também, a identificação dos fatores críticos de sucesso para a implementação de uma estratégia competitiva, a detecção da correlação existente entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos e a recomendação de orientações para uma implementação de uma estratégia competitiva bem sucedida. Desse modo, para alcançar os objetivos almejados, realizou-se uma pesquisa na literatura através de um levantamento bibliométrico e aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que, para os tratamentos estatísticos utilizou-se a análise das frequências, acumulada e relativa, a posição central moda e o coeficiente de Correlação de Spearman. Como resultados principais, observou-se que todos os 42 requisitos levantados na literatura foram considerados como fatores críticos de sucessos para a implementação de uma estratégia competitiva e, pela análise das respostas dos profissionais foi possível a inclusão de mais 12 outros. Além disso, identificou-se que há correlação entre estratégia competitiva, gestão de processos e gerenciamento de projetos, exceto para o requisito foco no cliente. Ademais, foi possível recomendar como orientação para as empresas quatro ações prioritárias na implementação de uma estratégia competitiva. Concluiu-se na pesquisa que além dos pilares estratégia, processos e projetos, as pessoas, na figura de cliente ou colaboradores, precisam ser incluídas como uma das bases para a vantagem competitiva.
metadata.dc.description.abstractother: This project proposes requirements from project management and process management as a way of unfolding the competitive strategy through analysis of the literature and a survey with market experts. Given this scenario, the research intends to explore the central themes, competitive strategy, process management and project management. It also aims to identify the critical success factors for the implementation of a competitive strategy, to notice the correlation between competitive strategy, process management and project management and to recommend guidelines for successful competitive strategy implementation. Thus, in order to reach the desired objectives, a literature survey was carried out through a bibliometric survey and a questionnaire was applied as a data collection instrument. For the statistical analysis, cumulative and relative frequency analysis, the central tendency position mode and the Spearman correlation coefficient were used. As main results, it was observed that all 42 requirements identified in the literature were considered critical success factors for the implementation of a competitive strategy and, through the analysis of the professionals' answers, it was possible to include 12 more. In addition, it has been identified that there is a correlation between competitive strategy, process management and project management, but not with customer focus requirement. And, it was also possible to recommend as orientation to companies, four priority actions in the implementation of a competitive strategy. It has been concluded in the research that beyond the pillars of strategy, processes and projects, people, be they customers or employees, need to be included as one more basis for a competitive advantage.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9320
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Suzy Almeida Ferreira.pdf5.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.