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Title: Proposta de diretrizes ambientais para as secretarias de educação básica
Other Titles: Environmental guidelines for the secretariats of basic education
Authors: Lima, Miriam Van Nyvell
metadata.dc.contributor.advisor: França, Sergio Luiz Braga
metadata.dc.contributor.members: Meiriño, Marcelo Jasmim
Pereira, Fernando Neves
Issue Date: 2018
Abstract: A preocupação com sustentabilidade tem aumentado na sociedade e as organizações estão revendo suas práticas de responsabilidade social. Os gestores estão buscando alternativas mais sustentáveis para seu negócio, considerando o equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Nas escolas, cujo objetivo é educação dos estudantes, práticas sustentáveis são fundamentais para efetivamente contribuir com a formação dos alunos e dos colaboradores da instituição. A Secretaria de Registro Escolar representa um setor bastante importante na estrutura organizacional e deve planejar ações para atingir os objetivos específicos do setor em consonância com a responsabilidade social da instituição. Por meio de um Estudo de Caso em um colégio público federal de educação básica no Rio de Janeiro, com a realização de análise de conteúdo de entrevistas com Chefes de Secretaria e de análise de documentos oficiais relacionados ao funcionamento do setor, esta pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para um funcionamento de Secretarias de Registro Escolar na educação básica visando à sustentabilidade. Por fim, conclui-se que as diretrizes propostas como o uso da internet para solicitação de documentação, o compartilhamento das informações nos diversos setores através do uso da ferramenta nuvem e a diminuição do quantitativo de papel pelas secretarias, reduziria os resíduos que afetam tanto o meio ambiente como ajudaria na responsabilidade social e financeira das Secretarias de Registro Escolar na Educação Básica.
metadata.dc.description.abstractother: The concern with sustainability has increased in Society and the organizations are reviewing their social responsibility practices. Managers are searching for more sustainable alternatives to their business, considering the balance among environmental, social and economic aspects. In schools, whose goal is student education, sustainable practices are essential to effectively contribute to the formation of the students and employees of the institution. The school record office is a very important sector in the organizational structure and should plan actions to achieve the specific goals of the sector in line with the institution’s social responsibility. By means of a case study in a federal public basic education school in Rio de Janeiro, with the accomplishment of contente analysis of interviews with Head Offices and the analysis of oficial documents related to the operation of the sector, this paper aims to propose guidelines for the operation of the school record offices in basic education aiming at sustainability. Finally, it is concluded that the guielines such as the use of the Internet to request documentation, the sharing of information across sectors through the use of the cloud tool and the decrease of the quantity of paper by the record offices would reduce waste that affects the environment as well as help the social and financial responsibility of the school record offices in basic education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9321
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