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dc.contributor.advisorSilva, Ana Cláudia Cruz da-
dc.contributor.authorOliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de-
dc.date.accessioned2019-04-29T16:25:26Z-
dc.date.available2019-04-29T16:25:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9327-
dc.description.abstractAo utilizar entrevistas realizadas com sete jovens mulheres negras do Estado do Rio de Janeiro com idade entre dezenove e trinta e um anos, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a importância que é para uma criança negra ter ou não bonecas negras, trazendo para a discussão como se dá construção da identidade racial infantil por meio dos brinquedos. As questões colocadas pelas entrevistadas ao longo do processo de pesquisa são dispostas no trabalho para fazer uma discussão acerca dos caminhos possíveis para essa formação identitária afro brasileira fazendo paralelos entre a escola, a família e a sociedade de consumo. O objetivo aqui é então compreender como o racismo através da ausência de espelhos e identidades positivas, causa marcas no corpo negro desde a infância e como esses indivíduos carregam essas marcas ao longo da vida adulta, procurando enxergar se as situações vividas são superadas ou não, seja com o auxílio da escola ou do ambiente familiar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by WILLIAM MAGALHAES (williamapm@id.uff.br) on 2019-01-17T17:41:06Z No. of bitstreams: 1 TCC MAIAH 2018.1FINAL.pdf: 457600 bytes, checksum: b5d2507a89245995fee7ba05dfde9b08 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T16:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MAIAH 2018.1FINAL.pdf: 457600 bytes, checksum: b5d2507a89245995fee7ba05dfde9b08 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleDevolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?pt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordCriança negrapt_BR
dc.subject.keywordBoneca Pretapt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordBrinquedopt_BR
dc.contributor.membersPereira, Isabelle Sanches-
dc.contributor.membersRios, Flavia Mateus-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorBrinquedopt_BR
dc.subject.descriptorRacismopt_BR
dc.subject.descriptorCriançapt_BR
dc.subject.keywordotherBlack childpt_BR
dc.subject.keywordotherBlack Dollpt_BR
dc.subject.keywordotherIdentitypt_BR
dc.subject.keywordotherToypt_BR
dc.description.abstractotherWhen using interviews with seven young black women from the State of Rio de Janeiro with the ages between nineteen and thirty-one yearsold. The present paper proposes to reflect on the importance for a black child to have or not black dolls, bringing to the discussion of the construction of children's the questions about racial identity through toys. The questions posed by the interviewees throughout the research process are placed in the work to make a discussion about the possible ways for this Afro Brazilian identity formation making parallels between the school, the family and the consumer society. The goal here is to understand how racism through the absence of mirrors and positive identities causes black body marks since childhood and how these individuals carry these marks throughout adult life, trying to see if the situations experienced are overcome or not, either with the help of the school or the family environment.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Filosofiapt_BR
dc.degree.date2018-07-16-
dc.degree.localNiterópt_BR
dc.degree.cursoCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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