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Title: O Protagonismo dos Estudantes na Divulgação Científica Através das Redes Sociais Digitais
Authors: Barros, Eversong Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, Lucidea Guimarães Rebello
metadata.dc.contributor.members: Neto, Waldmir Nascimento de Araújo
Oliveira, Luiza Rodrigues de
Chineli, Maura Ventura
Issue Date: 2018
Citation: BARROS, Eversong Moreira. O protagonismo dos estudantes na divulgação científica através das redes sociais digitais. Niterói, 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Sabe-se que o uso de redes sociais digitais e de ferramentas tecnológicas é comum para estudantes das áreas urbanas do país. Utilizar estes recursos pode motivar os jovens para o Ensino de Ciências da Natureza, ao mesmo tempo ser útil para divulgação científica. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto dos ambientes virtuais em um projeto que integra aprendizagem e divulgação científica na Escola. Além disso, pretende-se propagar o Centro de Divulgação Científica da Universidade Federal Fluminense (Casa da Descoberta) e duas pesquisas locais, uma em trecho de Mangue e outra em fragmento de Mata Atlântica. Por fim, faz-se necessário avaliar a percepção de membros da comunidade local sobre as pesquisas citadas e examinar a percepção dos estudantes sobre o papel dos cientistas e sobre Ciência. Nas redes sociais digitais foram criados os canais "Ciência no Portugal Neves", foram postados vídeos produzidos por estudantes do sétimo ano de escolaridade da Escola Municipal Francisco Portugal Neves. O projeto baseia-se nas ideias de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky, à luz de Vani Moreira Kenski. No tocante à divulgação científica adotam-se autores que traçam discussões sobre popularização científica através da Internet. A metodologia qualitativa empregada na coleta de dados refere-se ao estudo de caso, recorrendo à observação participante, a entrevistas semiestruturadas e à netnografia (etnografia adaptada para contextos virtuais) para a triangulação dos dados. Os resultados sugerem que os estudantes aprenderam conteúdos de Ciências da Natureza ao gravarem vídeos. A rede social mais indicada para comunicação com a comunidade escolar é o Facebook. As pesquisas locais e a "Casa da Descoberta" foram divulgadas, mesmo que o número de interações tenha ficado abaixo do esperado. Sinaliza-se que membros da comunidade local consideram importante que mais pessoas conheçam pesquisas desenvolvidas na região. Também foi notado que a percepção dos estudantes sobre Ciência ampliou-se com o projeto. Conclui-se que projetos como este podem entrelaçar ensino/aprendizagem e divulgação científica, de modo que os estudantes sejam os reais protagonistas do espaço escolar. Ao mesmo tempo, foi percebido que a Escola, através das redes sociais digitais, pode ser um canal entre pesquisa local e comunidade escolar. Deve-se levar em consideração que demanda tempo para que esta dinâmica amplie-se, bem como naturalizar o uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais em processos de divulgação científica na Escola.
metadata.dc.description.abstractother: It is known that the use of digital social networks and technological tools is common among students living in the country’s urban areas. Utilizing these resources can motivate the young to the Teaching of Natural Science while being useful for scientific divulgation. The present work has the goal to discuss the impact of virtual environments in a project that integrates learning and scientific divulgation at School. Moreover, this work intends to disseminate the Centro de Divulgação Científica da Universidade Federal Fluminense (Centre of Scientific Divulgation of the Fluminense Federal University) and Casa da Descoberta (House of Discovery). Also, the work intends to divulgate two local research carried out in a stretch of mangrove and in a fragment of Atlantic Forest. Ultimately, it is necessary to evaluate the perception of local community members about the mentioned research and examine the students’ perception about the role of scientists and Science itself. In the digital social networks were created the Ciência no Portugal Neves (Science at Portugal Neves) channels, videos were posted by seventh grade students from Francisco Portugal Neves Municipal School. The project is based on the ideas of Vygotsky’s social interactionist learning, in the light of Vani Moreira Kensky. Concerning scientific divulgation, authors who draw discussions about scientific popularization through the Internet are adopted. The qualitative methodology employed for collecting data refers to the case study, using participant observation, semistructured interviews and netnography (ethnography adapted to virtual contexts) for data triangulation. The results suggest that students learn contents related to Natural Science while recording the videos. The most recommended social network to communicate with the school community is Facebook. The local research and the Casa da Descoberta (House of Discovery) were promoted even though the number of interactions was below the expectations. Also, there is evidence that the local community members consider that it is important for more people to get to know the developed research which are carried out in their region. It was also noted that the students’ perception regarding science has increased throughout the project. In conclusion, projects, such as this one, can intertwine teaching/learning and scientific divulgation so that students become the real protagonists of school. At the same time, it is perceived that school, through digital social networks, can be a link between local research and school community. It should be taken into account that time is required to increase this dynamic, as well as making it common the use of technological tools and social networks for scientific divulgation processes at schools.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9363
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