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Title: Evasão de recursos humanos na hotelaria brasileira: o caso do município do Rio de Janeiro
Other Titles: Human resources evasion in hospitality. The case of the city of Rio de Janeiro
Authors: Pitta, Ana Carolina de Oliveira Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Salles, Denise Medeiros Ribeiro
metadata.dc.contributor.members: Reis, Augusto da Cunha
Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: No Brasil e no mundo, o turismo tem sido cada vez mais valorizado e visto com seriedade, como fonte de receita. A hotelaria torna a experiência de deslocamento possível e foi indispensável para atender a demanda de eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Porém, com o novo portfólio de hotéis, cresce também a preocupação com a escassez do principal insumo ao setor de serviços: as pessoas. Exigente na contratação e com seu caráter multifuncional, a hotelaria passa a ser vista como exportadora de mão de obra qualificada para outros segmentos do setor de serviços, mais atraentes em remuneração, qualidade de vida e plano de carreira. Esta pesquisa buscou proporcionar uma visão mais abrangente sobre a evasão de recursos humanos na hotelaria do município do Rio de Janeiro com foco em hotéis de grandes redes e objetivo de identificar os principais antecessores à evasão, bem como ferramentas de retenção, usando o método qualitativo através da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos três players relevantes ao fenômeno evasão: hoteleiros, ex-hoteleiros e gestores de recursos humanos. A pesquisa identificou que a hotelaria carioca em linha com a hotelaria internacional, tem suas dores na baixa remuneração, carga horária exaustiva, pacote de benefícios insuficiente, ausência de plano de carreira e falta de reconhecimento, alguns fatores mais facilmente contornáveis do que outros, principalmente com o envolvimento de um RH bem estruturado e engajado à retenção e, que atitudes como espirito de servir e hospitalidade, são tão ou mais relevantes que habilidades técnicas em um processo de recrutamento.
metadata.dc.description.abstractother: In Brazil and all over the world, tourism has been increasingly valued and taken seriously as a source of revenue. The hotel industry makes the displacement experience possible and it was essential to meet the demand for sporting events like the World Cup and the Olympics. However, with the new hotel portfolio there is also a growing concern about the scarcity of the main input to the service sector: people. Demanding in the hiring process and with its multifunctional character, the hotel industry is now seen as an exporter of skilled labor for other segments of the service sector with more attractive remuneration, quality of life and career plan. This paper sought to provide a more comprehensive view of the evasion of human resources in the hospitality industry of the city of Rio de Janeiro focusing on large hotel chains and aiming to identify the main predecessors to evasion as well as retention tools, using the qualitative method through the application of semi-structured interviews to hotel staff still active, former hoteliers and HR managers. The outcomes identified that the local hotel industry in line with the international industry, has as critical points: low remuneration, exhaustive hour load, insufficient benefits package, lack of career plan and lack of recognition, some factors more easily contrived than others, mainly with the involvement of a well-structured and engaged HR focused on retention strategies, and that attitudes as a spirit of service and hospitality can be as or more relevant than technical skills in a recruiting process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9367
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