Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9395
Title: Faces e interfaces da educação inclusiva
Authors: Martinich, Ligia Cristina Chagas da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Alvarenga, Cláudia Mara Barboza dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Alvarenga, Cláudia Mara Barboza dos Santos
Freitas Júnior, Paulo Santos
Linhares, Raquel Henriques Pires
Keywords: Inclusão escolar;  Serviço Social;  Assistente social;  Capacitação profissional;  Políticas públicas
Issue Date: 2018
Abstract: A inclusão escolar é um tema atual que necessita de constantes debates e cobranças na esfera pública a fim de que se coloquem em prática os direitos já conquistados e de que se afirme a necessidade da conquista de outros. Um aluno com deficiência se encontra no processo de inclusão escolar quando a metodologia utilizada para a sua aprendizagem pode também ser utilizada para todos os outros da mesma turma e, assim, todos possam aprender ao mesmo tempo. A capacitação dos profissionais da educação e as condições físicas da instituição escolar ainda se encontram em situação precária, constituindo-se em fatores limitantes para a prática da inclusão escolar. Estes entraves têm sido temas de estudos nas áreas do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e das Ciências Sociais, sendo que, estando em uma instituição escolar, é o profissional do Serviço Social quem, por estar comprometido com a garantia de direitos, pode contribuir para a efetivação de uma educação igualitária para todos.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9395
Appears in Collections:SGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UFF_Campos 2018 LIGIA_CHAGAS Serviço_Social.pdf994.95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons