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Title: Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas
Authors: Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, André
metadata.dc.contributor.members: Abdalla, Márcio Moutinho
Lima, Marcos Fábio de
Issue Date: 2018
Citation: Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa. Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorreu a implantação da política pública de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com a criação dos Institutos Federais com base no estudo de caso de dois campi pré-existentes: Machado, do IFSULDEMINAS, e Pinheiral, do IFRJ; campi que apresentam semelhanças entre si, o que permitiu comparar as ações realizadas, os resultados e percepções sobre o processo. A pesquisa é de abordagem qualitativa e as técnicas de utilizadas para coleta de dados foram: pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas foram realizadas com diretores do período de transição até o presente momento e a pesquisa documental contou com a busca de dados in loco. No referencial teórico é exposto um histórico da educação no Brasil, como surgiu a Rede Federal de Ensino Técnico e seu desenvolvimento até a criação dos Institutos Federais. Ao fim desse primeiro capítulo também há um breve resumo da educação no mundo. A pretensão dessa primeira etapa é oferecer suporte necessário para compreensão das origens e da configuração atual da política educacional brasileira, com seus avanços e retrocessos em relação à educação profissional. Posteriormente, foi apresentado como ocorreu o processo de expansão da rede federal de ensino, o contexto de criação, suas diretrizes, objetivos e finalidades. Por fim, as reflexões e críticas da literatura sobre o tema completam a revisão teórica. Os resultados oriundos dos campi em análise demonstram que houve uma significativa melhoria da infraestrutura e ampliação no atendimento dessas instituições. Verificou-se também que a verticalização do ensino e a captação de recursos externos à matriz orçamentária regular se fazem importantes para a manutenção financeira das instituições. Após 10 anos da transição, ainda faz- se necessária a criação de mecanismos para garantir o atendimento aos objetivos previstos. A qualidade do ensino e o atendimento social são fatos inegáveis, porém a pesquisa e a extensão carecem de desenvolvimento. Foi apresentado como ocorreu o processo de criação destas novas instituições, seu desenvolvimento, as lacunas geradas, críticas ao processo e apontadas sugestões para melhoria. Estes resultados poderão ser utilizados como subsídio para que administradores presentes e futuros busquem o crescimento adequado dos campi que estão gerindo.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this research is to understand the implementation of the public policy of expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education with the creation of the Federal Institutes based on the case study of two pre-existing campuses: Machado, from IFSULDEMINAS, and Pinheiral, from IFRJ; campuses that present similarities among themselves, which allowed comparing the actions carried out, the results and perceptions about the process. The research is qualitative approach and the techniques used to collect data were: documentary research, semi-structured interviews and bibliographic research. The interviews were conducted with directors of the transition period up to the present moment and the documentary research counted on the search of data in loco. In the theoretical referential is exposed a history of education in Brazil, as the Federal Network of Technical Education and its development until the creation of the Federal Institutes. At the end of this first chapter there is also a brief summary of education in the world. The pretension of this first stage is to provide the necessary support for understanding the origins and current configuration of Brazilian educational policy, with its advances and setbacks in relation to professional education. Subsequently, it was presented how the process of expansion of the federal education network occurred, the context of creation, its guidelines, objectives and purposes. Finally, the reflections and critiques of the literature on the subject complete the theoretical revision. The results from the campuses under analysis show that there has been a significant improvement in infrastructure and expansion in the care of these institutions. It was also verified that the verticalization of education and the attraction of external resources to the regular budget matrix are important to the financial maintenance of the institutions. After 10 years of transition, it is still necessary to create mechanisms to guarantee the fulfillment of the objectives. The quality of education and social service are undeniable facts, but research and extension need development. It was presented how the process of creation of these new institutions occurred, their development, the gaps generated, criticisms of the process and suggestions for improvement. These results could be used as a subsidy for present and future administrators to seek the adequate growth of the campuses they are managing.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9412
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