POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO DE REDE FEDERAL DE ENSINO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM DOIS CAMPI AGRÍCOLAS
Institutos federais
Política pública
Implementação
Educação profissional
Política pública
Ensino técnico
Gestão pública
Expansion of the federal network of technical education
Federal institutes
Public policy
Implementation
Cavalcanti, Eliane Ribeiro da Costa | Posted on:
2018
Abstract
O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorreu a implantação da política pública de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com a criação dos Institutos Federais com base no estudo de caso de dois campi pré-existentes: Machado, do IFSULDEMINAS, e Pinheiral, do IFRJ; campi que apresentam semelhanças entre si, o que permitiu comparar as ações realizadas, os resultados e percepções sobre o processo. A pesquisa é de abordagem qualitativa e as técnicas de utilizadas para coleta de dados foram: pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas foram realizadas com diretores do período de transição até o presente momento e a pesquisa documental contou com a busca de dados in loco. No referencial teórico é exposto um histórico da educação no Brasil, como surgiu a Rede Federal de Ensino Técnico e seu desenvolvimento até a criação dos Institutos Federais. Ao fim desse primeiro capítulo também há um breve resumo da educação no mundo. A pretensão dessa primeira etapa é oferecer suporte necessário para compreensão das origens e da configuração atual da política educacional brasileira, com seus avanços e retrocessos em relação à educação profissional. Posteriormente, foi apresentado como ocorreu o processo de expansão da rede federal de ensino, o contexto de criação, suas diretrizes, objetivos e finalidades. Por fim, as reflexões e críticas da literatura sobre o tema completam a revisão teórica. Os resultados oriundos dos campi em análise demonstram que houve uma significativa melhoria da infraestrutura e ampliação no atendimento dessas instituições. Verificou-se também que a verticalização do ensino e a captação de recursos externos à matriz orçamentária regular se fazem importantes para a manutenção financeira das instituições. Após 10 anos da transição, ainda faz- se necessária a criação de mecanismos para garantir o atendimento aos objetivos previstos. A qualidade do ensino e o atendimento social são fatos inegáveis, porém a pesquisa e a extensão carecem de desenvolvimento. Foi apresentado como ocorreu o processo de criação destas novas instituições, seu desenvolvimento, as lacunas geradas, críticas ao processo e apontadas sugestões para melhoria. Estes resultados poderão ser utilizados como subsídio para que administradores presentes e futuros busquem o crescimento adequado dos campi que estão gerindo.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
CAVALCANTI, Eliane Ribeiro da Costa. Política pública de expansão de rede federal de ensino profissional: estudo de caso múltiplo em dois campi agrícolas. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.Subject(s)
Expansão da rede federal de ensino técnicoInstitutos federais
Política pública
Implementação
Educação profissional
Política pública
Ensino técnico
Gestão pública
Expansion of the federal network of technical education
Federal institutes
Public policy
Implementation
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