O CARTAZ E A CIDADE: VISUALIDADE DA IMAGEM PUBLICITÁRIA DE RUA EM INTERLOCUÇÃO COM O ESPAÇO URBANO
Visualidade
Imagem da publicidade
Cartaz -- aspecto histórico
Espaço urbano
Publicidade
Linguagem
Urban space
Visual
Advertising image
Bedran, Laura Martini | Posted on:
2008
Abstract
Este trabalho investiga a visualidade da imagem publicitária de rua através de um de
seus suportes midiáticos: o cartaz. Genericamente definido, na atualidade, como mídia
exterior, o cartaz se apresenta em uma grande variedade de formatos, obtidos por meio
de diferentes técnicas de produção. Nesse contexto, situando a cidade do Rio de Janeiro
como cenário central para o desenvolvimento do estudo, esta pesquisa traça a trajetória
do cartaz ao longo dos anos e suas novas formas adquiridas no contemporâneo. A
análise apresenta desdobramentos sobre a apreensão da imagem do cartaz, a partir de
depoimentos recolhidos com usuários da cidade e, dessa maneira, discute a produção de
novos sentidos provocados por sua visualidade em interlocução com o espaço urbano.
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TeseSubject(s)
Espaço urbanoVisualidade
Imagem da publicidade
Cartaz -- aspecto histórico
Espaço urbano
Publicidade
Linguagem
Urban space
Visual
Advertising image
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