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Title: Elaboração e validação de vídeo educativo para prevenção de queda em criança hospitalizada
Other Titles: Elaboration and validation of educational video for prevention of falls in hospitalized children
Authors: Campos, Débora Câmara de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Liliane Faria da
metadata.dc.contributor.members: Reis, Adriana Teixeira
Sá, Selma Petra Chaves
Issue Date: 2019
Citation: Campos, Débora Câmara de. Elaboração e validação de vídeo educativo para prevenção de queda em criança hospitalizada. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
Abstract: Intervenções educativas voltadas para profissionais podem ser úteis para prevenção da queda em criança hospitalizada, pois propiciam melhor compreensão do fenômeno da queda, de maneira a contribuir para o desenvolvimento das melhores práticas em saúde. O objeto deste estudo é: tecnologia educacional em formato de vídeo educativo sobre prevenção de queda em criança hospitalizada voltado para profissionais de saúde. Este estudo tem como objetivo geral: Elaborar e validar tecnologia educacional em formato de vídeo voltado para os profissionais de saúde sobre a prevenção de queda em criança hospitalizada. E como objetivos específicos: identificar temas pertinentes para elaboração de tecnologia educacional em formato de vídeo voltado para os profissionais de saúde sobre a prevenção de queda em criança hospitalizada; elaborar tecnologia educacional em forma de vídeo voltado para os profissionais de saúde sobre a prevenção de queda em criança hospitalizada; Validar com juízes-especialistas a tecnologia educacional em formato de vídeo elaborada; Validar com público-alvo a tecnologia educacional em formato de vídeo elaborada. Metodologia: estudo de elaboração e validação de tecnologia educacional em formato de vídeo, do tipo pesquisa metodológica, realizada em cinco etapas. 1ª Etapa: Identificação dos temas a partir da revisão de literatura e do Protocolo de prevenção de queda do Ministério da Saúde. 2ª Etapa: Elaboração do vídeo educativo em animação 2D, a partir da etapa anterior; 3ª Etapa: Validação do vídeo educativo com juízes-especialistas em saúde da criança, segurança do paciente e comunicação social, com índice de concordância mínimo de 70%, em ambiente virtual; 4ª Etapa: Validação do vídeo educativo com público-alvo, a partir 12 profissionais de saúde de atenção à saúde da criança da Unidade de Pacientes Internos de um Instituto de Pediatria do Rio de Janeiro, índice de concordância mínimo de 70%. Resultados: Os temas emergiram de 12 artigos encontrados por revisão integrativa de literatura e do Protocolo de prevenção de queda do Ministério da Saúde: definição de queda; fatores de risco de queda associados à infância e à hospitalização; ações de prevenção da queda em criança hospitalizada; intervenções frente à queda. A partir disso, foi produzido vídeo educativo em animação 2D. Foi avaliado por 13 juízes-especialistas, com índice de concordância de adequação do material de 86%. O item 2.9, referente ao tamanho adequado dos títulos e tópicos foi adequado conforme orientação dos juízes, por obter 69,2% de índice de concordância. Após adequação do material, a validação com o público-alvo resultou em índice de concordância de 99, 3%, não sendo necessária nova adequação do material. Sendo este vídeo uma TE válida para educação/capacitação de profissionais de saúde de/na atenção à saúde da criança. Conclusão: a tecnologia educacional elaborada a partir da revisão de literatura e do protocolo de prevenção de queda, em formato de vídeo 2D, é válido para educação de profissionais de saúde que atuam com crianças, visando sua prevenção de queda em ambiente hospitalar
metadata.dc.description.abstractother: Educational interventions aimed at professionals can be useful to prevent falls in hospitalized children, since they provide a better understanding of the fall phenomenon, in order to contribute to the development of the best health practices. The objective of this study is: educational technology in an educational video format about fall prevention in hospitalized children aimed at health professionals. This study aims to: Elaborate and validate educational technology in a video format aimed at health professionals about the prevention of falls in hospitalized children. And as specific objectives: identify relevant themes for the elaboration of educational technology in video format aimed at health professionals about the prevention of falls in hospitalized children; develop educational technology in the form of video aimed at health professionals about the prevention of falls in hospitalized children; Validate with judges-specialists the educational technology in an elaborate video format; Validate educational technology in targeted video format. Methodology: study of the elaboration and validation of educational technology in a video format, of the methodological research type, carried out in five stages. Step 1: Identification of the themes from the review of the literature and the Protocol of prevention of fall of the Ministry of Health. Step 2: Elaboration of the educational video in 2D animation, from the previous stage; Step 3: Validation of the educational video with judges-specialists in children's health, patient safety and social communication, with a minimum agreement index of 70%, in a virtual environment; Step 4: Validation of the educational video with target audience, from 12 health professionals of child health care of the Internal Patients Unit of an Institute of Pediatrics of Rio de Janeiro, minimum agreement rate of 70%. Results: The themes emerged from 12 articles found by integrative literature review and the Protocol of fall prevention of the Ministry of Health: definition of fall; risk factors for falls associated with childhood and hospitalization; prevention of falls in hospitalized children; interventions in the face of the fall. From this, video was elaborated in 2D animation. It was evaluated by 13 expert judges, with an agreement of suitability of the material of 86%. Item 2.9, regarding the adequate size of titles and topics, was adequate according to the judges' orientation, to obtain a 69.2% concordance index. After suitability of the material, validation with the target audience resulted in a concordance index of 99.3%, and no new material adequacy was required. Being this video a valid TE for education / training of health professionals of / in the health care of the child. Conclusion: Educational technology based on literature review and fall prevention protocol, in 2D video format, is valid for the education of health professionals who work with children, aiming at preventing them from falling in the hospital environment
Las intervenciones educativas dirigidas a profesionales pueden ser útiles para prevenir la caída en el niño hospitalizado, pues propician una mejor comprensión del fenómeno de la caída, de manera a contribuir al desarrollo de las mejores prácticas en salud. El objeto de este estudio es: tecnología educativa en formato de video educativo sobre prevención de caída en niño hospitalizado dirigido a profesionales de salud. Este estudio tiene como objetivo general: Elaborar y validar tecnología educativa en formato de video dirigido a los profesionales de salud sobre la prevención de caída en niño hospitalizado. Y como objetivos específicos: identificar temas pertinentes para la elaboración de tecnología educativa en formato de vídeo dirigido a los profesionales de salud sobre la prevención de caída en niño hospitalizado; elaborar tecnología educativa en forma de vídeo orientado a los profesionales de salud sobre la prevención de caída en niño hospitalizado; Validar con jueces-especialistas la tecnología educativa en formato de vídeo elaborada; Validar con público objetivo la tecnología educativa en formato de vídeo elaborada. Metodología: estudio de elaboración y validación de tecnología educativa en formato de vídeo, del tipo investigación metodológica, realizada en cinco etapas. 1ª Etapa: Identificación de los temas a partir de la revisión de literatura y del Protocolo de prevención de caída del Ministerio de Salud. 2ª Etapa: Elaboración del video educativo en animación 2D, a partir de la etapa anterior; 3ª Etapa: Validación del vídeo educativo con jueces-especialistas en salud del niño, seguridad del paciente y comunicación social, con índice de concordancia mínimo del 70%, en ambiente virtual; 4ª Etapa: Validación del vídeo educativo con público objetivo, a partir de 12 profesionales de salud de atención a la salud del niño de la Unidad de Pacientes Internos de un Instituto de Pediatría de Río de Janeiro, índice de concordancia mínimo del 70%. Resultados: Los temas surgieron de 12 artículos encontrados por revisión integrativa de literatura y del Protocolo de prevención de caída del Ministerio de Salud: definición de caída; factores de riesgo de caída asociados a la infancia ya la hospitalización; acciones de prevención de la caída en niño hospitalizado; intervenciones frente a la caída. A partir de eso, se elaboró vídeo en animación 2D. Fue evaluado por 13 jueces-especialistas, con índice de concordancia de adecuación del material del 86%. El ítem 2.9, referente al tamaño adecuado de los títulos y tópicos fue adecuado según la orientación de los jueces, por obtener el 69,2% de índice de concordancia. Después de adecuación del material, la validación con el público objetivo resultó en índice de concordancia de 99, 3%, no siendo necesaria nueva adecuación del material. Siendo este vídeo una TE válida para educación / capacitación de profesionales de salud de / en la atención a la salud del niño. Conclusión: la tecnología educativa elaborada a partir de la revisión de literatura y del protocolo de prevención de caída, en formato de video 2D, es válido para educación de profesionales de salud que actúan con niños, buscando su prevención de caída en ambiente hospitalario
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9424
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