AVALIAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA A INSTALAÇÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL PARA CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Auxílio multicritério a decisão
Polos de apoio presencial
Ensino à distância
Tomada de decisão
Avaliação
Distance education
Multicriteria decision aid
Analytic Network Process method
In-class support poles
Silva, Fabrício Martins Carvalho da | Posted on:
2018
Abstract
O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de auxílio à tomada de decisão,
utilizando o método Analytic Network Process (ANP), para escolha de municípios para instalação
de polos de apoio presencial de cursos de ensino à distância do Centro de Ensino à Distância do
Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). No levantamento bibliográfico, destacam-se alguns estudos
sobre a aplicação de técnicas de auxílio multicritério à decisão na implantação de polos de apoio
presencial, entretanto, não foram encontrados estudos que versam sobre a aplicação do método
ANP para seleção de polos de apoio presencial, assim como, os critérios utilizados nesta pesquisa
e a sua aplicação em municípios do estado do Rio de Janeiro. A aplicação do método ANP
contribui para auxiliar na melhor decisão dos gestores, pois, apresenta características que
proporcionam soluções realísticas na tomada de decisão. O método constitui de três etapas. A
primeira busca efetuar uma análise bibliométrica da produção científica de pesquisadores na área
de apoio multicritério no método ANP aplicado a instalação de polos de ensino à distância. Os
dados foram extraídos da base Web Of Science e foi utilizado para o seu tratamento um modelo
de Webibliomining. A segunda etapa desta pesquisa busca identificar os critérios mais relevantes
para a pesquisa, desenvolver o modelo de apoio a tomada de decisão para instalação de polos de
apoio presencial e validar o modelo com sete municípios da região do Vale Médio Paraíba. A
terceira etapa busca avaliar a aplicabilidade deste modelo em um caso de ensino composto por
dois municípios candidatos a sediar um polo de apoio presencial de cursos de ensino à distância.
Os resultados são apresentados em três artigos de natureza científica. O primeiro (capítulo3)
realizou o levantamento bibliométrico, o que permitiu a criação de um núcleo de partida para
pesquisa, ampliando o conhecimento sobre a bibliografia da área, identificando os principais
periódicos e autores da área, aumentando a qualidade da pesquisa. O segundo artigo (capítulo 4)
demonstrou a eficácia do modelo quando foi validado em um cenário composto por sete
municípios da região do Vale Médio Paraíba e apontou o município de Barra Mansa como o local
que apresentou as condições mais favoráveis para abertura de um polo de apoio presencial. No
terceiro artigo (capítulo 6), o modelo foi aplicado em um cenário composto por dois municípios,
onde apontou Armação dos Búzios o local com as melhores características para receber um polo
de apoio presencial. As metaconclusões apresentam que foi possível determinar os critérios que
permitiram desenvolver um modelo de tomada de decisão eficientemente capaz de identificar o
melhor local para instalação de um polo de apoio presencial. Os critérios utilizados foram:
população residente, domicílios com computador, domicílios com internet, escolas com ensino
médio e proximidade a polo do CEDERJ. O diferencial deste estudo foi a aplicação do método
ANP de apoio multicritério a decisão para desenvolver um modelo para instalação de polos de
apoio presencial em municípios do estado do Rio de Janeiro. Constataram-se como delimitações
da pesquisa: a concentração do estudo no estado do Rio de Janeiro e não levar em conta o fato de
que as variáveis de cunho político podem também interferir na sustentabilidade de um polo de
apoio presencial. Sugere-se para pesquisas futuras que o modelo seja implementado em outras
regiões do país e para outras Instituições que pretendam ampliar sua oferta de cursos de ensino à
distância, confirmando a sua eficácia na escolha de municípios para sediar polos de apoio
presencial.
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Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Fabrício Martins Carvalho da. Avaliação de critérios para a instalação de polos de apoio presencial para cursos de educação a distância. 2018. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.Subject(s)
Educação a distânciaAuxílio multicritério a decisão
Polos de apoio presencial
Ensino à distância
Tomada de decisão
Avaliação
Distance education
Multicriteria decision aid
Analytic Network Process method
In-class support poles
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