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Title: Há muitas mãos: A participação popular nas políticas públicas da cultura e o Fórum Municipal de Cultura de Rio das Ostras
Authors: Soares, Carlos Fagner de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Cazes, Rodrigo
metadata.dc.contributor.members: Mendonça, Áureo Guilherme
Pimenta, Sonia
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta monografia pretende traçar um breve histórico do Fórum Municipal de Cultura de Rio das Ostras (FMCRO), tomando-o por duas perspectivas: a primeira, entendendo-o como espaço democrático e orgânico para a efetivação da participação popular no debate e na construção de políticas públicas para área da cultura do município de Rio das Ostras / RJ; a segunda, analisando-o à luz das dificuldades, dos ganhos e dos acúmulos que se podem extrair de sua experiência enquanto instância de exercício de cidadania. Cientes da extensão e da complexidade do tema, optamos por primeiro apresentar e desenvolver o que, neste trabalho, chamamos de participação social nas políticas culturais; em segundo, expor e analisar, a guisa de exemplo e comparação, como este conceito foi aplicado pela gestão pública da cidade de Toronto, no Canadá. Por fim, correlacionaremos estes com os dados aferidos da análise das ações do FMCRO, considerando as especificidades socioeconômicas do Município. Pretendemos que esta seja uma contribuição incentivadora de novos trabalhos que entendam e destaquem a importância de se registrar e analisar os processos pelos quais vêm sendo elaboradas as políticas públicas e desenvolvidas práticas de gestão coletiva da cultura.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph intends to draw a brief history of the Municipal Forum of Culture of Rio das Ostras (Fórum Municipal de Cultura de Rio das Ostras – FMCRO), assuming two main perspectives: first, understanding it as a democratic and organic space to the consolidation of popular participation in debating and producing public policies for culture’s sector of the town of Rio das Ostras / RJ; secondly, analyzing it in the light of the difficulties, the gains and the accumulations that we can extract from its experiences as an instance of citizenship’s exercise. Aware of the extension and the complexity of the theme, we have opted to first present and develop what in this work we are calling ―social participation on cultural policies‖, and then display and analyze, by way of example, where this concept was applied to the city of Toronto, Canada. At the end, we will correlate this examples to the collected data about the formation and the acts of FMCRO, considering the socioeconomic specificities of the town. We intend this to be a contribution, even if discreet and punctual, that encourages new works that understand and highlight the importance of registering and analyzing the process through which public policies have been elaborated and through which collective practices of culture administration have been developed.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9467
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