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dc.contributor.advisorDaher, Del Carmen-
dc.contributor.authorKiperman, Samara Lussac-
dc.date.accessioned2019-05-16T14:15:12Z-
dc.date.available2019-05-16T14:15:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9481-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar materialidades discursivas produzidas/veiculadas no jornal do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) – núcleo Duque de Caxias, com o propósito de identificar parte de um conjunto de outras atividades, saberes, ações para além do já conhecido em torno da atividade dos profissionais de Educação. Com embasamento teórico oriundo da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 1997, 2002) e da concepção dialógica da linguagem BAKHTIN, 1997), a investigação pautou-se, mais particularmente, para a operacionalização da análise, nos conceitos de cenografia (MAINGUENEAU, 2002; ROCHA 2013) e etos (MAINGUENEAU, 2008). A delimitação do material de pesquisa privilegiou as três primeiras e três últimas edições do jornal. Em tais edições, os temas “Eleições para diretores de escolas”, “Eleições municipais” e “Eleições do SEPE” chamaram a nossa atenção porque se referiam a um exercício de poder em diferentes âmbitos. As conclusões da análise apontam para a identificação de algumas atividades atribuídas aos profissionais de Educação que são convocados a ocupar diferentes espaços/tempos de exercício de cidadania: o relativo ao espaço da escola, quando devem lutar para que as eleições para diretores de escolas façam parte do cotidiano escolar da Rede; o de integrantes de uma comunidade profissional, quando devem eleger seus representantes e o de cidadãos, ao solicitar-se que participem de forma ativa junto à população para “avivar” sua memória; denunciar os corruptos ou votar nos políticos aliados aos ideais da categoria.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEleições na ponta do lápis: discurso aos/dos/pelos profissionais de educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJornal de sindicato dos profissionais de Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas discursivaspt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.contributor.membersRocha, Décio-
dc.contributor.membersBrasil, Denise-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorJornalpt_BR
dc.subject.descriptorSindicato; Atividade políticapt_BR
dc.subject.descriptorEducaçãopt_BR
dc.subject.descriptorDiscursopt_BR
dc.subject.keywordotherDiario de sindicato de los profesionales de Educaciónpt_BR
dc.subject.keywordotherEleccionespt_BR
dc.description.abstractotherEl reto de este trabajo es analizar materialidades discursivas producidas /vehiculadas en el diario del Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) – núcleo Duque de Caxias, con la propuesta de identificar parte de un conjunto de otras actividades, saberes, acciones además del ya conocido sobre el trabajo de los profesionales de Educación. Con el aporte teórico del Análisis del Discurso (MAINGUENEAU, 1997, 2002) y de la concepción dialógica del lenguaje (BAKHTIN, 2000), esta investigación se basó, más particularmente, para la operacionalización del análisis en los conceptos de cenografía (MAINGUENEAU, 2002; ROCHA 2013) y etos (MAINGUENEAU, 2008). La delimitación del material de pesquisa privilegió las tres primeras y tres últimas ediciones del diario. En dichas ediciones, los temas “Elecciones para directores de escuelas”, “Elecciones municipales” y “Elecciones del SEPE” llamaron nuestra atención porque refiéranse a un ejercicio de poder en diferentes ámbitos. Las conclusiones del análisis posibilitan la identificación de algunas actividades atribuidas los profesionales de Educación que se convocan a ocupar diferentes espacios/tiempos de ejercicio de ciudadanía: el relativo al espacio de la escuela, cuando debe luchar para quelas elecciones para directores de escuelas hagan parte del cotidiano escolar de la Red; o de integrante de una comunidad profesional, cuando debe elegir sus representantes y el de ciudadano, al solicitarse que participe de forma activa junto a la población para “avivar” su memoria; denunciar los corruptos o votar en los políticos aliados a los ideales de la categoría.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.contributor.advisorcoDeusdará, Bruno-
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.degree.date2015-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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