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Title: Caracterização e funcionamento dos negócios de impacto social da região metropolitana do Rio de Janeiro: um estudo multicasos
Authors: Alves, Matheus de Arruda Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Conejero, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.members: Batista, Angelita Pereira
Lemos, Fernanda Kesrouani
Issue Date: 2019
Citation: ALVES, Matheus de Arruda Rodrigues. Caracterização e funcionamento dos negócios de impacto social da região metropolitana do Rio de Janeiro: um estudo multicasos. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018.
Abstract: Objetivo do trabalho: A região metropolitana do Rio de Janeiro passa por diversos desafios no que tange aspectos sociais e ambientais. Diante desses desafios, e da dificuldade do poder público em mitiga-los, modelos de negócios de impacto social vêm surgindo com a proposta de contribuir para a melhoria do cenário. Todavia não existe uma clareza quanto as características e limites dos modelos de negócios sociais, sendo esses ainda alvo de debates. Assim, o presente projeto tem por objetivo apresentar uma caracterização dos negócios sociais na região metropolitana do Rio de Janeiro de forma a contribuir para a consolidação do conhecimento nesta área, e verificar se os padrões encontrados são condizentes ou complementares à literatura acadêmica. Procedimentos/ Método para a solução do problema: Essa pesquisa pode ser classificada em exploratória, descritiva e qualitativa. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos, com entrevistas direcionadas a empreendedores e gestores de negócios sociais da região metropolitana do Rio de Janeiro, facilitadas por meio de um roteiro semiestruturado, construído a partir da pesquisa bibliográfica presente no estudo. A revisão da literatura foi baseada nos conceitos de empreendedorismo social e nas perspectivas dos negócios sociais em relação a: missão; tipos de clientes; sustentabilidade financeira; fatores críticos de sucesso; e modelos de negócios. A busca por negócios sociais foi realizada por meio da plataforma PipeSocial, jornais, revistas e sites especializados. Ao final, quatro casos foram realizados nos seguintes negócios sociais: AbeLLha (incubadora), Cia Wooleefer (cidadania), Estante Mágica (educação) e Sistema Edux (educação). Resultados: Os resultados foram apresentados de forma separada para cada negócio de impacto social da região metropolitana do Rio de Janeiro investigado, para depois realizar uma análise conjunta dos casos, onde os resultados foram correlacionados com a teoria. Foi possível discutir os fatores críticos de sucesso, os modelos de negócios e as diferentes perspectivas sobre os negócios sociais na região. Foram identificados aspectos comuns às organizações. Entre eles pode-se mencionar (1) a grande importância da internet, sendo esta a principal ferramenta para comunicação externa nas organizações, com destaque para as redes sociais; (2) a alta incidência de práticas de gestão horizontal; (3) alta escolaridade dos empreendedores sociais; (4) incidência frequente de parcerias nas organizações; (5) dificuldades recorrentes para o desenvolvimento de indicadores de impacto; (6) comunicação interna efetiva; (7) os modelos encontrados não se opõem a distribuição de dividendos; entre outros. Implicações práticas: Os resultados obtidos pelo trabalho podem: (1) auxiliar as agências de fomento aos negócios sociais a desenvolverem políticas mais assertivas; (2) contribuir para o conhecimento sobre a gestão de negócios sociais, uma vez que se discute aspectos importantes para o funcionamento deste modelo de negócio; e por fim (3) fornece informações relevantes sobre estes modelos de negócios para a academia, promovendo assim maior clareza quanto suas características e delimitações. Originalidade e contribuições: A abordagem da investigação (categorias de análise) foi construída de maneira original, por meio da literatura sobre os negócios de impacto social. Os casos analisados (AbeLLha, Cia Wooleefer, Estante Mágica e Sistema Edux) nunca foram objeto de estudo acadêmico anterior. A dissertação contribui para uma área que carece de estudos e ainda não possui delimitações bem definidas entre negócios sociais, ONG’s e fundações filantrópicas empresariais. Traz como contribuição conhecimentos sintetizados a partir da literatura acadêmica e dos casos práticos. Produção Técnica/Tecnológica: Apesar de não ter sido o foco deste trabalho a elaboração de ferramentas técnicas ou tecnológicas, o desenvolvimento teórico consolidado nos quadros 10, 16 e 24 da dissertação constituem ferramentas técnicas adequadas para a avaliação de negócios de impacto social.
metadata.dc.description.abstractother: Purpose of this paper: The metropolitan region of Rio de Janeiro faces several challenges in terms of social and environmental issues. Faced with these challenges, business models of social impact are emerging with the proposal to contribute to the improvement of the scenario. However, there is no clarity as to the limits and characteristics of social business models, and these are still subject to debate. Thus, this project aims to present social business of the metropolitan region of Rio de Janeiro, in order to contribute to the consolidation of knowledge in this segment, and verify if the models found are consistent with the academic literature or are complementary, Method for solving the problem: Multicase study was conducted, with interviews directed applied to entrepreneurs and social business managers from the metropolitan region of Rio de Janeiro, facilitated by means of a semi-structured script, based on the review of the literature present in this study. The literature review was based on the concepts of social entrepreneurship and the perspectives of social business in relation to: mission; customers; financial sustainability; critical success factors; and business models. The search for social business was carried out through the PipeSocial platform, newspapers and specialized websites, the sample consisted in 4 social business: AbeLLha, Cia Wooleefer, Estante Mágica e Sistema Edux. Results: As results it was possible to discuss critical success factors, business models and different perspectives of social business present in the literature. After that, the four social business investigated were presented separately, and then the joint analysis of the cases was performed, where the results were correlated with theory. Thus, common and divergent factors of the organizations were identified. Among the common factors can be mentioned that: (1) the great importance of the internet, for being the main tool for external communication; (2) the high incidence of horizontal management practices; (3) all entrepreneurs had undergraduate degrees; (4) frequent incidence of partnerships; (5) recurrent difficulties in the development of impact indicators; (6) effective internal communication; (7) the models found do not oppose to the distribution of dividends; and others. Practical Implications: The results obtained with this paper can: (1) Assist social business development agencies in developing more assertive policies; (2) contribute to the knowledge about social business management, since it discusses important aspects for the operation of this business model; and finally (3) provides relevant information on social business to the academy, thus promoting greater clarity as to its characteristics and delimitations. Originality and contributions: The research approach (category of analysis) was constructed in an original way, through the literature of social business. The cases (AbeLLha, Cia Wooleefer, Estante Mágica and Sistema Edux) have never been object of academic study before. The dissertation contributes to an area that lacks studies and do not have yet defined well its delimitations. It brings as contribution knowledge synthesized from academic literature and practical cases. Technical / Technological production: Although the development of technological tools was not the focus of this paper, the theoretical development consolidated in text box 10, 16 and 24 constitute technical tools for analyzing social business.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9495
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