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Title: Procedimento sistemático para diagnóstico e mitigação de falhas na elaboração da proposta orçamentária de uma autarquia federal de ensino
Authors: Abreu, Poliana Aparecida Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Ualison Rébula de
metadata.dc.contributor.members: Lima, Raphael Jonathas da Costa
Rocha, Henrique Martins
Issue Date: 2019
Citation: Abreu, Poliana Aparecida Ferreira. Procedimento sistemático para diagnóstico e mitigação de falhas na elaboração da proposta orçamentária de uma autarquia federal de ensino. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2019.
Abstract: Objetivo: Este trabalho aborda a solução de um problema previamente identificado, que é a prevenção de falhas em relação ao processo de elaboração da proposta orçamentária de um órgão público do poder executivo federal. Nesse sentido, parte-se do seguinte questionamento: quais são as principais falhas no processo de elaboração da proposta orçamentária de uma autarquia federal de ensino e o que fazer para mitigá-las? No intuito de responder essa questão, a presente pesquisa tem por objetivo geral desenvolver um procedimento sistemático para o diagnóstico e a mitigação dessas falhas. Procedimentos/método para a solução do problema: Trata-se de um estudo de caso dividido em três etapas: 1) diagnóstico, no qual foi utilizada observação participante, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade e análises de conteúdo; 2) proposta de solução, baseada em pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade e análises de conteúdo; 3) avaliação do modelo quanto à sua aplicabilidade, por meio de entrevistas estruturadas realizadas com os principais gestores da instituição pesquisada. Resultados: Estudou-se o processo de orçamentação da organização pesquisada e realizou-se um diagnóstico das falhas aí existentes. A partir daí, desenvolveu-se um procedimento sistemático para mitigar essas falhas. Foram escolhidas as ferramentas APCE, RCA e FMEA, para compor tal proposta de solução. Em seguida, o modelo foi avaliado/validado e foram definidas as diretrizes para sua efetiva implantação. Implicações práticas: Apresentação do modelo proposto, capacitação dos envolvidos, divulgação e intervenção no processo de orçamento. Caso seja implantado, tal modelo viabilizará a diminuição de falhas no processo de elaboração da proposta orçamentária e marcará o início da implementação do gerenciamento de riscos na instituição pesquisada, conforme exigido pela legislação, em especial a IN 01/2016/MPOG/CGU e o Decreto Federal 9.203/2017. Cumpre ressaltar que a área impactada por este trabalho é a administração pública federal. Originalidade e contribuições: A proposta apresentada é original e se desenrola a partir do estudo e da utilização da gestão de riscos como forma de mitigar falhas no processo de orçamentação de uma instituição federal de ensino, o que propiciará mais qualidade e confiabilidade nesse processo e trará mais segurança para servidores/gestores e no que tange à aplicação dos recursos. Além disso, existe a possibilidade de disseminação das práticas organizacionais aqui angariadas em outros processos da mesma organização e também em outras instituições federais de ensino. A pesquisa é vinculada à produção e suas contribuições tem aderência com a linha de atuação científico-tecnológica: Estratégia e Operações. Produção Técnica/Tecnológica: O procedimento proposto é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O procedimento apresenta aplicabilidade, pois foi validado pelos principais gestores da instituição. O modelo apresentado também traz inovação, visto que foi desenvolvido a partir da utilização de três ferramentas advindas da gestão de riscos, adaptando-as à realidade do setor público, em especial em instituições federais de ensino, e se mostra ainda pouco complexo e de fácil utilização prática.
metadata.dc.description.abstractother: Objective: This work addresses the solution of a previously identified problem, which is the prevention of failures in relation to the process of elaborating the budget proposal of a public agency of the federal executive branch. In this sense, we start with the following question: what are the main flaws in the process of elaborating the budget proposal of a federal teaching autarchy and what do we do to mitigate them? In order to answer this question, the general objective of this research is to develop a systematic procedure for the diagnosis and mitigation of these failures. Procedures / method for solving the problem: This is a case study divided into three stages: 1) a diagnosis, in which participant observation, documentary research, bibliographic research, in-depth interviews and content analysis were used; 2) proposal for a solution, based on documental research, bibliographic research, in-depth interviews and content analysis; 3) evaluation of the model regarding its applicability, through structured interviews conducted with the main managers of the research institution. Results: The budgeting process of the research organization was studied and a diagnosis of the existing flaws was performed. Thereafter, a systematic procedure was developed to mitigate these failures. The APCE, RCA and FMEA tools were chosen to compose such a solution proposal. Then, the model was evaluated / validated and the guidelines for its effective implementation were defined. Practical implications: Presentation of the proposed model, capacity building of stakeholders, dissemination and intervention in the budget process. If implemented, such a model will enable the reduction of failures in the budget proposal elaboration process and will mark the beginning of the implementation of the risk management in the researched institution, as required by the legislation, especially IN 01/2016 / MPOG / CGU and Federal Decree 9.203 / 2017. It should be noted that the area impacted by this work is the federal public administration. Originality and contributions: The proposal presented is original and unfolds from the study and use of risk management as a way to mitigate failures in the budgeting process of a federal teaching institution, which will provide more quality and reliability in this process and will bring more security for servers / managers and as regards the application of resources. In addition, there is the possibility of dissemination of the organizational practices gathered here in other processes of the same organization and also in other federal educational institutions. Research is linked to production and its contributions have adherence to the line of scientifictechnological action: Strategy and Operations. Technical / Technological Production: The proposed procedure is the main technical / technological product derived from the study. It is classified as a Management Process, belonging to Axis 1 - Products and Processes. The procedure has applicability since it was validated by the main managers of the institution. The model presented also brings innovation, since it was developed from the use of three tools derived from the risk management, adapting them to the reality of the public sector, especially in federal educational institutions, and it is still not very complex and easy practical use.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9496
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