O TRABALHO (IN)VISÍVEL DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL: INTERFACES ENTRE ESTUDOS DISCURSIVOS E DO TRABALHO
Trabalho do professor da escola básica
Estágio supervisionado
Prática de ensino
Professor
Linguagem (ensino)
Estágio supervisionado
Ensino fundamental
Prácticas de lenguaje
Trabajo del profesor de la escuela
Prácticas profesionales supervisadas
Language practices
Work of basic school teacher
Supervised internship
Ferreira, Charlene Cidrini | Posted on:
2015
Abstract
Esta tese de doutorado se insere num conjunto de pesquisas que se voltam para as articulações existentes entre as práticas de linguagem e as situações de trabalho em diferentes contextos e situações enunciativas. Observamos vários estudos focados em investigar questões relacionadas à formação docente, que se centram, grande parte, na articulação entre a teoria e prática, nas políticas públicas, reformas curriculares, estágio supervisionado, entre outros. No entanto, pouco (ou nunca) se discute sobre os saberes e atribuições que constituem o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiário dos cursos de Licenciatura, que segundo nossa visão, compartilha com o professor da universidade, o papel de formador. Dessa maneira, definimos como objeto de estudo o
que se diz sobre o trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado - Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa nas interfaces entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautadas numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT ́ANNA, 2002). Os objetivos específicos são: (a) reunir documentos e informações sobre a Licenciatura e o estágio supervisionado de espanhol, com ênfase no estado do Rio de Janeiro; (b) identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado de espanhol; e (c) criar um espaço coletivo de discussão para dar voz ao ponto de vista desse profissional sobre seu próprio trabalho. Os encaminhamentos metodológicos consideram: (a) observação acerca do que dizem documentos do âmbito nacional, de universidades
públicas (UERJ, UFF, UFRJ e UFRRJ) e de instituições do ensino básico sobre o trabalho do professor, foco deste estudo; (b) realização de entrevistas com professores universitários; e (c) organização e análise de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários. Os resultados evidenciam sentidos discursivos que apontam para um trabalho constituído por diversas ausências, entre as quais destacamos: a ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu lugar na formação docente. Esperamos que esta pesquisa, ao dar visibilidade à importância do trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado, possa colaborar com futuros estudos que problematizem esse tema em prol cada vez mais de uma formação docente pública de qualidade
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Práticas de linguagemTrabalho do professor da escola básica
Estágio supervisionado
Prática de ensino
Professor
Linguagem (ensino)
Estágio supervisionado
Ensino fundamental
Prácticas de lenguaje
Trabajo del profesor de la escuela
Prácticas profesionales supervisadas
Language practices
Work of basic school teacher
Supervised internship
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