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dc.contributor.advisorSilva, Maurício da-
dc.contributor.authorMottac, Kátia Maria Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-05-17T14:31:07Z-
dc.date.available2019-05-17T14:31:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9512-
dc.description.abstractA presente tese apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), baseada na metodologia Molar de abordagem de textos gramaticais do Prof. Dr. Maurício da Silva. A metodologia foi aplicada ao estudo das regras de emprego do hífen explicitadas no texto das Bases XV e XVI do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, tendo em vista a grande importância do assunto em razão da entrada em vigor do Acordo em 2016 e a grande dificuldade de apreensão das referidas regras, bem como das convenções ortográficas em geral, manifestada pelos discentes da referida modalidade de ensino. A proposta criada e descrita nesta tese apoiou-se, também, na utilização da teoria de Gêneros Textuais como forma de mediar a transposição didática dos pressupostos teóricos. Assim sendo, apresenta- se aqui a criação de um material didático em que se corporificou essa transposição para textos dos gêneros bula, propaganda e cápsulas hifênicas.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleUma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPROEJApt_BR
dc.subject.keywordAcordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990)pt_BR
dc.subject.keywordMetodologia Molarpt_BR
dc.subject.keywordGêneros Textuaispt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordBulapt_BR
dc.subject.keywordPropagandapt_BR
dc.subject.keywordCápsulas Hifênicaspt_BR
dc.contributor.membersBittencourt, Terezinha-
dc.contributor.membersVictorino, Shirlei Campos-
dc.contributor.membersChagas, Carmen Elena das-
dc.contributor.membersLima, Ronaldo Amorim-
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.subject.descriptorEducação de adultospt_BR
dc.subject.descriptorEnsino médiopt_BR
dc.subject.descriptorOrtografiapt_BR
dc.subject.keywordotherPortuguese Language Spelling Agreement (1990)pt_BR
dc.subject.keywordotherMolar Methodologypt_BR
dc.subject.keywordotherGenre Theorypt_BR
dc.subject.keywordotherEducational materialpt_BR
dc.subject.keywordotherCMI leafletspt_BR
dc.subject.keywordotherAdvertisingpt_BR
dc.subject.keywordotherHyphenic Capsulespt_BR
dc.description.abstractotherThis thesis presents a proposal on Portuguese language teaching to students of the National Elementary Education Integration Program with Vocational Education in the Youth and Adult Education Mode (PROEJA) based on the Molar methodology approach to grammatical texts by Dr. Mauricio da Silva. The methodology was applied to the study of the rules on the use of the hyphen explained in the Bases XV and XVI of the 1990 Portuguese Language Orthographic Agreement, due to the great importance of the subject, which will come into effect in 2016, and the great difficulties in apprehension of those rules, as well as spelling conventions in general, shown by students of the aforementioned mode of education. The proposal created and described in this thesis was supported by the Genre theory as a way to mediate the didactic transposition of the theoretical assumptions. Therefore, this paper presents the creation of pedagogical material that embodied this transposition to texts of CMI (Consumer Medicine Information) leaflets, advertising and hyphenic capsules.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Doutoradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.degree.date2015-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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