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dc.contributor.advisorRibeiro, Patricia Ferreira Neves-
dc.contributor.authorMonteiro, Caroline Lourenço-
dc.date.accessioned2019-05-17T14:38:29Z-
dc.date.available2019-05-17T14:38:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9513-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo flagrar os possíveis efeitos patêmicos inscritos em notícias da mídia impressa. Esta pesquisa visa, mais especificamente, refletir sobre o modo como esses efeitos de patemização contribuem para a construção de sentido no gênero focalizado. Para tanto, neste estudo, utilizamos um corpus composto por notícias publicadas no mesmo dia, sobre o mesmo assunto, em dois jornais que circulam no estado do Rio de Janeiro: O Globo, representante do jornalismo de referência, e o Meia Hora, representante do jornalismo popular. Baseados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, especialmente no que concerne ao ato de linguagem como encenação, ao contrato de comunicação midiático e aos efeitos de patemização, procuramos identificar quais são as estratégias linguístico-discursivas utilizadas por cada veículo de comunicação a fim de seduzir o público-alvo. Além disso, mostramos como essas estratégias estão diretamente relacionadas ao modo como cada periódico projeta um interlocutor ideal e de que maneira elas transformam a notícia jornalística num objeto indutor de emoção. Focalizamos nossa análise não nas emoções efetivamente sentidas pelos sujeitos, mas sim nas emoções das quais a linguagem pode ser portadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2019-05-08T19:21:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Texto final.pdf: 1512410 bytes, checksum: f8b17fe01b6c0109864c1dc4db70820a (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEfeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNotícia jornalísticapt_BR
dc.subject.keywordSemiolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordPatemizaçãopt_BR
dc.contributor.membersCosta, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.membersFeres, Beatriz dos Santos-
dc.contributor.membersAlencar, Patrícia Vargas-
dc.contributor.membersLima, Ronaldo Amorim-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorNotícia jornalísticapt_BR
dc.subject.descriptorSemióticapt_BR
dc.subject.descriptorLinguísticapt_BR
dc.subject.descriptorAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordotherJournalistic newspt_BR
dc.subject.keywordotherSemiolinguisticspt_BR
dc.subject.keywordotherPatemizationpt_BR
dc.description.abstractotherThis study aims to catch what the possible effects of patemization enrolled in the print news. This paper aims to, more specifically, reflect on how these patemization effects contribute to the construction of meaning in gender focused. Hence, in this study, we used a corpus of news published on the same day, about the same subject, in two newspapers circulating in the State of Rio de Janeiro: O Globo, representative of the “reference journalism” and the Meia Hora, representative “popular journalism”. Based on theoretical assumptions of Semiolinguistics, of Patrick Charaudeau, especially regarding the speech act as staging, the media communication agreement and the effects of patemization, try to identify what are the linguistic and discursive strategies used by each communication vehicle to seduce the audience. In addition, we show how these strategies are directly related to how each periodic design an ideal partner and how they transform the journalistic news in emotion-inducing object. We focus our analysis not on emotions effectively felt by the subject, but the emotions of which the language can be a carrier.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.degree.date2015-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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