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Title: Progressões Aritmética e Geométrica: visões a partir dos livros de Aritmética e Álgebra de Serrasqueiro e Ottoni
Other Titles: Arithmetic and Geometric Progressions: views from the books of Arithmetic and Algebra of Serrasqueiro and Ottoni
Authors: Neves, Thais Duarte
Soares, Flávia dos Santos
Issue Date: 2019
Citation: NEVES, T. D.; SOARES, F. S. Progressões Aritmética e Geométrica: visões a partir dos livros de Aritmética e Álgebra de Serrasqueiro e Ottoni. Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 2, p. 313-316, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/revemop/article/view/1841/1513
metadata.dc.relation.ispartof: Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 2, p. 313-316, maio/ago. 2019.
Abstract: Ao olhar para livros didáticos utilizados no Brasil, percebe-se que as Progressões estiveram presentes dentre os conteúdos de Aritmética e de Álgebra, oscilando entre esses campos ao longo do século XIX. Este artigo é um recorte de uma pesquisa e tem como objetivo investigar de que forma as Progressões se configuraram nas propostas para o ensino de Matemática na escola secundária no século XIX em obras didáticas de Álgebra e de Aritmética. Os livros Tratado Elementar de Arithmetica e Tratado de Algebra Elementar do português José Adelino Serrasqueiro e Elementos de Arithmetica e Elementos de Algebra do brasileiro Cristiano Benedito Ottoni, foram considerados para análise, especialmente por terem sido adotados no Colégio Pedro II, instituição referência para o ensino secundário brasileiro durante o século XIX.
metadata.dc.description.abstractother: When looking at textbooks used in Brazil, we notice that the Progressions were present between the contents of Arithmetic and Algebra, oscillating between these fields throughout the nineteenth century. This article is part of a research and aims to investigate how the Progressions were configured in the proposals for the teaching of Mathematics in secondary school in the nineteenth century in textbooks of Algebra and Arithmetic. The textbooks Tratado Elementar de Arithmetica and Tratado de Algebra Elementar written by the Portuguese José Adelino Serrasqueiro and Elementos de Arithmetica e Elementos de Algebra written by the Brazilian Cristiano Benedito Ottoni, were considered for analysis, especially since they were adopted in the Colégio Pedro II, reference institution for Brazilian secondary education during the 19th century.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9515
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