CÁLCULO MENTAL E ENSINO DE ARITMÉTICA EM ESCOLAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉCULO XIX
Soares, Flávia dos Santos | Posted on:
2019
Abstract
O cálculo mental vem sendo considerado um recurso didático valorizado no Brasil, mais especialmente a partir de 1990, com a publicação de documentos que reforçaram sua importância para o ensino da Matemática na Escola Básica. Entretanto, sugestões para sua utilização já estavam presentes em recomendações curriculares para a escola primária e a secundária desde o século XIX. Incorporado a orientações para a aritmética, o cálculo mental aparece na esteira das propostas de renovação do ensino juntamente com as ideias do método intuitivo, a partir da década de 1870. Neste texto, tem-se como objetivo investigar de que forma o cálculo mental esteve presente nas prescrições para o ensino de aritmética e de que forma foi implementado na prática dos professores em escolas da cidade do Rio de Janeiro. Pretende-se destacar a importância do cálculo mental no ensino de aritmética nos últimos anos do século XIX em documentos oficiais e como o cálculo mental era apresentado em obras didáticas, programas e materiais de ensino.
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Artigo de periódicosSource
SOARES, F. S. Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 63, p. 177-204, abr. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v33n63/1980-4415-bolema-33-63-0177.pdfLicense Term
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