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dc.contributor.advisorCarvalho, João Bosco Pitombeira de-
dc.contributor.authorSoares, Flávia dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-17T21:36:25Z-
dc.date.available2019-05-17T21:36:25Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSOARES, Flávia dos Santos. O professor de matemática no Brasil (1759-1879): Aspectos Históricos. 2007. 172f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10098@1pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9523-
dc.description.abstractO objetivo da tese é fazer uma caracterização do professor de Matemática no Brasil desde a expulsão dos jesuítas até os últimos anos do Império cobrindo o período que vai de 1759 até 1879. Essa caracterização é realizada a partir da análise dos conhecimentos necessários ao professor que ensinava Matemática e nas exigências legais feitas pelo governo imperial para o exercício do magistério primário e secundário nas épocas destacadas. Para construir uma caracterização do professor é feita uma pesquisa histórica utilizando-se a análise documental das provas dos exames de concursos para professores de Primeiras Letras e para professores do ensino secundário público e particular, aliadas à análise da legislação vigente nos anos correspondentes. O foco escolhido para o estudo é o município da Corte do Rio de Janeiro em vista de sua importância política, econômica e social como sede do governo imperial, bem como por sua representatividade no que diz respeito à Instrução pública. Assim, este trabalho se propõe a refletir sobre o professor de Matemática abordando questões relacionadas a sua profissionalização, em especial, aos pré-requisitos para o exercício da profissão de professor e à admissão aos cargos do magistério público e particular ao longo do período analisado e do estudo dos instrumentos legais que regulamentavam esse exercício, ou seja, a legislação vigente e os sistemas de concurso.pt_BR
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dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleO professor de matemática no Brasil (1759-1879): Aspectos Históricos.pt_BR
dc.title.alternativeThe mathematics teacher in Brazil. (1759-1879): historic aspectspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHistória do ensino de Matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino primário e secundáriopt_BR
dc.subject.keywordConcursos para professorespt_BR
dc.subject.keywordRio de Janeiropt_BR
dc.contributor.membersMendonça, Ana Waleska Pollo Campos-
dc.contributor.membersPalis, Gilda de La Rocque-
dc.contributor.membersMiorim, Maria Ângela-
dc.contributor.membersMandarino, Mônica Cerbella Freire-
dc.contributor.membersGuimarães, Luiz Carlos-
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.subject.keywordotherHistory of mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keywordotherprimary and secondary teachingpt_BR
dc.subject.keywordothercompetitions for teacherspt_BR
dc.subject.keywordotherRio de Janeiropt_BR
dc.description.abstractotherThe aim of this thesis is to make a characterization of the teacher of Mathematics in Brazil since the expulsion of the Jesuits until the last years of the Empire, being covered the period that goes of 1759 up to 1879. The characterization is made from both the analysis of the necessary knowledge to the teacher who taught Mathematics and the legal requirements made by the imperial government for the exercise of primary and secondary teaching at the time detached. The mentioned characterization was based upon documentary analysis of the examinations for selecting teachers of First Letters and of public and private intermediate education, allied to the analysis of the current law in the corresponding years. The main focus of the study was the city of Rio de Janeiro because of its importance in politics, economy and social affairs as it were the center of the imperial government, as well as for its role in public instruction. Finally, as a conclusion, this work proposes to reflect on subjects related to the teacher of Mathematics, considering its professionalization, the prerequisite for the exercise of this profession, admission to the positions of public and private teaching, and the study of corresponding laws and regulations throughout that period.pt_BR
dc.identifier.vinculationProfessorpt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.date2007-
dc.degree.localRio de Janeiropt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10098pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8058066571741158pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8238251831303786pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/6792773314323108pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/6047503949331875pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/4395754494758611pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/6987476946267104pt_BR
dc.description.physical172fpt_BR
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