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A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA RELAÇÃO FAMÍLIA : ESCOLA E A INFREQUÊNCIA ESCOLAR NA ESCOLA SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA - RJ.
Escola
Infrequência escolar
Família
Escola
Serviço social
Frequência escolar
Escola
Família
Andrade, Aline Cardoso de | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a infrequência escolar e a relação desta com a escola e a família. Problematizaremos o papel da escola na vida do aluno, pontuando como superar as varias dificuldades do contexto escolar bem como a necessidade da atuação conjunta do profissional de Serviço Social, escola e a família. As dificuldades apresentadas pelo aluno na sua vida escolar, muitas vezes se colocam dentro do âmbito escolar, mas também nas relações familiares e sociais vivenciadas. Diante dessa realidade, a inserção do Serviço Social na escola é apresentada no debate como uma necessidade com vistas ao combate, dentre outras questões, da infrequência escolar. Veremos portanto, que em 2004 no Rio de Janeiro, foi criado a FICAI - Ficha de Aluno Infrequente com objetivo de ser um dos instrumentos de identificação e combate à infrequência escolar. Desta forma, este trabalho faz uma analise minuciosa sobre as fichas de notificações e infrequencia - FICAI da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus de Itaperuna/RJ, no intuito de identificar e analisar como a questão da infrequência está sendo trabalhada nesta instituição e qual foi, a contribuição do Serviço Social.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
FamíliaEscola
Infrequência escolar
Família
Escola
Serviço social
Frequência escolar
Escola
Família
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