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Title: Relação da "Geografia de Oportunidade" e o descumprimento de condicionalidades da educação no Programa Bolsa Família no CRAS/Chatuba
Authors: Pessanha, Karin Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Azeredo, Verônica Gonçalves
metadata.dc.contributor.members: Azevedo, Isabela Sarmet
Faes, Ivana Arquejada
Azeredo, Verônica Gonçalves
Issue Date: 2018
Abstract: O presente trabalho investiga os impactos gerados pela produção do espaço urbano e as desigualdades inerentes a ele, sobre o campo educacional, em especial na realidade dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O objetivo foi identificar os principais determinantes no descumprimento de condicionalidades da educação do referido programa a partir da perspectiva territorial do CRAS/Chatuba. Buscou-se refletir sobre as dificuldades encontradas no ambiente escolar sobre a influência do território na educação e identificar a interferência do capital social e cultural na vida de crianças e adolescentes, no contexto desse recorte territorial. A matriz conceitual da “Geografia de Oportunidades” foi extremamente importante como via de análise, o que possibilitou relacionar a distribuição dos equipamentos urbanos no território e evidenciar o processo de socialização excludente no âmbito do acesso a bens, além de serviços locais. Observou-se o quanto a segregação socioespacial torna distinto e precário o acesso aos benefícios da educação (conhecimento, informação e tecnologia), aos indivíduos que vivem em áreas segregadas e vulnerabilizadas ante a pobreza, tendo seus vínculos sociais fragilizados ou até mesmo rompidos.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9606
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