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Title: Uso da análise sensorial para aferimento da potencialidade motivacional turística das cachaças do caminho velho da Estrada Real
Authors: Conti, Pedro de Melo Machado
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Adriana de Souza
metadata.dc.contributor.members: Moraes, Claudia Corrêa e Almeida
Rosa, Lélio Galdino
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A Cachaça é uma bebida fermento-destilada do mosto de cana-de-açúcar desenvolvida desde os primórdios da história do Brasil. Passou por todos os tipos de classes sociais, sua fabricação foi proibida no período colonial, mas mesmo assim resistiu a todos os impedimentos que cruzaram o seu caminho, conquistando o paladar dos brasileiros e do mundo a fora por seu por seu sabor e valor histórico-cultural. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi aferir a potencialidade motivacional no turismo com o uso de análise sensorial de cachaças produzidas no caminho velho da estrada real. Para verificar se a bebida era protagonista da motivação turística ou está envolvida a outras dimensões da potencialidade turística a pesquisa contou com a participação de estudantes do Curso de Hotelaria da Universidade Federal Fluminense na análise sensorial de amostras de cachaças de alambique, envelhecidas ou não, produzidas no caminho velho da estrada real comparando-as com a caninha industrial. Após a realização deste estudo verificou-se que a cachaça para esse público jovem não apresentou potencialidade motivacional suficiente para o turismo da cachaça, independente do tipo de produção empregado, mas que a análise sensorial atrelada ao marketing exerce importante influência quando utilizada a linguagem não verbal para este público.
metadata.dc.description.abstractother: Cachaça is a yeast-distilled beverage made from the sugarcane juice developed since the earliest days of Brazilian history. It went through all kinds of social classes, its manufacture was forbidden in the colonial period, but nevertheless it withstood all the impediments that crossed its path, conquering the taste of the Brazilians and the world out for its taste and historical- cultural. Therefore, the objective of this work was to assess the motivational potentiality in tourism with the use of sensorial analysis of cachaças produced in the old road of the real road. In order to verify if the drink was the protagonist of the tourist motivation or is involved in other dimensions of the tourist potential the research counted on the participation of students of the Hotel Course of the Federal University of Fluminense in the sensorial analysis of samples of alembic cachaças, aged or not, produced on the old road of the royal road comparing them with the industrial cachaça. After this study, it was verified that the cachaça for this young audience did not present sufficient motivational potential for cachaça tourism, regardless of the type of production employed, but that the sensory analysis linked to marketing exerts an important influence when used non-verbal language for this audience.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9659
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