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Title: Sete mentiras e uma verdade: das narrativas, dos narradores
Authors: Barbosa, Rodrigo Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Eurídice
metadata.dc.contributor.members: Armony, Adriana
Krause, Gustavo Bernardo
Reis, Lívia Maria de Freitas
Bettencourt, Lúcia
Issue Date: 7-May-2019
Abstract: Os narradores como construtores de personagens de si e seus desempenhos narrativos em busca de afetar o outro: investigar sobre eles (e, portanto, sobre nós mesmos) constitui a motivação central deste trabalho, que se desdobra em duas vertentes, uma de caráter ensaístico, outra de natureza ficcional. A primeira parte aborda o trajeto de pesquisa empreendido, percorrendo inquietações pessoais do autor enquanto escritor e professor, a discussão sobre a possibilidade de escrita de um romance como tese de doutoramento e as investigações e descobertas críticas realizadas durante o doutorado. O ensaio examina os trânsitos das narrativas entre o real e a ficção, entre a verdade e a mentira, incluindo comentários sobre a autoficção. Propõe a ideia de uma “linha da ficcionalidade”, como campo para examinar as narrativas, conforme as linguagens e referências que utilizam, situando-as entre a realidade e a imaginação. Discute o narrador como um ser de linguagem e aspectos da ficcionalização cotidiana dos sujeitos. Investiga os narradores como criadores de atmosferas para afetar o outro, para enredar os alvos de suas narrativas. A parte ensaística conclui-se com a apresentação de projeto e roteiro de um romance. A segunda parte é o romance, texto de ficção com sete capítulos, desenvolvendo as histórias e os desafios existenciais e narrativos de sete personagens: um crente, uma jornalista, uma ghost-writer, um apaixonado, um professor, um compositor popular e uma escritora. As histórias e narrativas dos personagens de “Sete mentiras e uma verdade” (título do romance) se entrecruzam, convergem para enredos comuns a todos eles e têm como pano de fundo os temas discutidos no ensaio
metadata.dc.description.abstractother: The narrators as builders of self-characters and their narrative performances in search of affecting the other: investigating about them (and therefore about ourselves) is the central motivation of this work, that unfolds in two strands, one of essayistic feature, another one of fictional nature. The first part discusses the course of research undertaken, covering personal concerns of the author as a writer and teacher, the discussion about the possibility of writing a novel as a doctoral thesis and the investigations and discoveries about the theory made during the doctorate. The essay examines the transition of narratives between reality and fiction, between truth and lies, including comments about self-fiction. It proposes the idea of a "line of fictionality" as a field for examining narratives, according to the languages and references they use, situating them between reality and imagination. It discusses the narrator as a being of language and aspects of the subjects' everyday fictionalization. It investigates the narrators as creators of atmospheres to affect the other, to entangle the targets of their narratives. The essay part concludes with a project presentation and a script of a novel. The second part is the novel, fiction text with seven chapters, developing the stories and the existential and narrative challenges of seven characters: a believer, a journalist, a ghostwriter, a person in love, a teacher, a popular composer and a writer. The stories and narratives of the characters of "Seven lies and a truth" (novel title) intersect, converge to plots common to all of them and have as background the themes discussed in the essay
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9671
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