Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9675
Title: O ensino da Ginástica artística na aula de educação física escolar: superando limites
Authors: Silva, Luciana Aquino de Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Muniz, Neyse Luz
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Luiz Tadeu Paes de
Moreira, Maria Cristina
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Silva, Luciana Aquino de Barros. O ensino da Ginástica artística na aula de educação física escolar: superando limites. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
Abstract: A Ginástica Artística é uma manifestação do conteúdo cultural ginástica que perdeu espaço nas aulas de educação física que aconteciam no ambiente escolar nos anos 70 quando o esporte passa a ser o conteúdo preponderantemente trabalhado pelo professor de Educação Física. No entanto, nos dias atuais, o paradigma da cultura corporal apresenta uma possibilidade de sua retomada como conteúdo cultural a ser tratado na ação pedagógica dessa disciplina curricular, uma vez que sua presença nessa esfera de atuação praticamente tem ficado restrito ao momento de aquecimento para aprendizagem dos fundamentos dos esportes. Partindo do entendimento que a Ginástica Artística é uma manifestação da cultura corporal, passível de aplicação na Educação Física escolar, esse estudo tem como objetivo apresentar uma possibilidade de trabalho da Ginástica Artística, baseado nos princípios da inclusão, da autonomia e da criticidade, que possa contribuir para a formação de alunos críticos-reflexivos.
metadata.dc.description.abstractother: The artistic gymnastics is a manifestation of gym cultural content which has lost space in Physical Education classes which happened at school in the 70s, when the sport became the content mainly worked by physical education teacher. However, nowadays, the paradigm of body culture presents a possibility of its recovery as cultural content to be treated in the pedagogical action of this curriculum subject, since their presence in this sphere of activity has virtually been restricted to the moment of warming up to learn sports fundaments. Based on the understanding that the artistic gymnastics is a manifestation of body culture, capable of application in School Physical Education, this study aims to present a possibility of Artistic Gymnastics work based on the principles of inclusion, autonomy and critical, capable to contribute in the formation of critical-reflective students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9675
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.