A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA ESCOLA REGULAR
Educação física escolar
Educação inclusiva
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência
Educação física
Inclusion
School physical education
Early childhood education
Gomes, Joana Apolinária | Posted on:
2016
Abstract
No Brasil a preocupação com a inclusão do deficiente na escola regular ganha força em 1996 quando ocorre a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9394). No que se refere a educação física escolar, sua histórica intencionalidade na seleção de talentos que impossibilitava a participação na aula de alunos considerados não habilidosos a tornava um espaço de exclusão. No entanto, no início dos anos 90, com a chegada de movimentos educacionais que abrem espaço para o respeito à individualidade e ao tempo de aprendizagem, surge a oportunidade do desenvolvimento de aulas que possibilitam a participação e aprendizagem de todos os alunos, deficientes e não deficientes. Nesse contexto, esse trabalho monográfico teve como objetivo identificar as possibilidades de um trabalho inclusivo nas aulas de educação física escolar, além de destacar a importância do respeito às limitações de cada pessoa. Por meio de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, percebemos que ainda existem obstáculos a serem superados para que a inclusão se torne uma realidade na maioria das escolas brasileiras. Evidenciamos que incluir não se restringe a matricular deficientes nas escolas regulares, mas implementarmos um processo educacional que possibilite um convívio respeitoso com a diferença, aceitando o outro como ele é, e que envolvam valores e normas sociais não discriminatórias. Nesse caminho a aula de educação física pode adotar a cooperação e a superação de limites como perspectiva para o entendimento de que apesar das diferenças todos somos capazes e importantes numa sociedade inclusiva
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
VILELA, Isabela Pinto. A importância do conteúdo sobre necessidades educacionais especiais no currículo de formação do professor de educação física. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense. 2016.Subject(s)
InclusãoEducação física escolar
Educação inclusiva
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência
Educação física
Inclusion
School physical education
Early childhood education