Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9682
Title: Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático
Other Titles: The Apontamentos de Matemática by Dom Ireneu Penna: the construction of a didactic printed material
Authors: Morais, Letícia Maria Ferreira da Costa de
Dassie, Bruno Alves
Issue Date: 2019
Citation: MORAIS, L. M. F. C.; DASSIE, B. A. Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático. Zetetiké, Campinas, v. 27, p.1-22, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654231/19300
metadata.dc.relation.ispartof: Zetetiké,Campinas, SP, v. 27, 2019, p.1-22
Abstract: O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado pela rede de relações que o historiador Robert Darnton apresenta para a constituição de um livro. Após uma nota biográfica sobre o autor dos impressos, explica-se o contexto educacional da época em que eles surgiram –final da década de 1960, durante o Movimento da Matemática Moderna. Segue-se a análise do nascimento dos impressos, cujo surgimento deve-se à insatisfação do autor quanto aos manuais escolares disponíveis e a uma admiração pela coleção de livros didáticos do matemático belga Papy. A análise documental das fontes encontradas no acervo pessoal de Dom Ireneu, principalmente, leva-nos à conclusão de que a concepção dos Apontamentos é a imbricação de uma conjuntura educacional e política, de um encantamento e de uma influência intelectual de Papy, de uma questão relacionada aos editores e de uma existência de leitores/usuários.
metadata.dc.description.abstractother: This paper presents the constitution process of the Apontamentos de Matemática, a didactic printed material written by Dom Ireneu Penna for the classes of Colégio de São Bento in Rio de Janeiro. The analysis is guided by the relations pointed by Darnton around the creation of a book. A biographical note about the autor of Apontamentos is followed by the explanation of the educational context where the material was produced, which is the 1960’s, during the New Math Movement. On the sequence, the birth of the material is analyzed: it has been conceived after the dissatisfaction of the author about the didactic books available on the national market and his admiration on the Belgium didactic collection by Georges Papy. Documental analysis on the sources founded in Dom Ireneu’s personal archive, mostly, lead us to the conclusion that the realization of the Apontamentos overlaps an educational and politic juncture, a glamour and an intellectual influence of Papy, a question related with the editors and the existence of readers/users.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9682
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MORAIS_DASSIE_ZETETIKE_2019.pdfArtigo de periódico781.66 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons