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Title: Entre o outro e eu: práticas instituintes do orientador educacional na educação infantil
Authors: Borges, Jéssica de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho visa articular reflexões acerca do papel do orientador educacional na instituição pública municipal de uma determinada cidade localizada no Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Tenho como caminho as trilhas do cotidiano para compreender acerca do seguinte tema de pesquisa: Quais são as práticas instituintes do orientador educacional dentro da escola que contribuem para o desenvolvimento educativo? Neste sentido, o movimento de pesquisa é caracterizado pelo processo de associação entre teoria e prática na atuação de pedagogos, interesse e necessidade da pesquisadora de abarcar a formação institucional deste profissional e a compreensão da ação dinâmica educacional que recaem no cotidiano da escola. Assim como, repensar o papel da escola como protagonista na formação de sujeitos atuantes e participativos, capazes de respeitar o processo de humanização um dos outros. A abordagem teórico-metodológica de pesquisa é a etnometodologia, que visa investigar o método que o outro sujeito faz cotidianamente em sua prática, pensando assim como o indivíduo se organiza e pensa suas atividades. Essa metodologia de pesquisa aguça a compreender como a construção deste mundo social se organiza; e a partir de então, conhecendo como esses membros constroem suas atividades, investigando empiricamente os métodos que os orientadores educacionais produzem e utilizam para realizar ações cotidianas, buscando compreender os sentidos a partir dos quais estes métodos são criados.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to articulate reflections about the role of the educational orientation in the municipal public institution of a certain city located in the Northwest Fluminense of the state of Rio de Janeiro. Having as a way the daily perspective, I try to understand about the following research topic: What are the instituting practices of the educational supervisor within the school that contribute to the educational development? In this sense, the research movement is characterized by the association between theory and practice in the pedagogues' performance, interest and necessity of the researcher to include the institutional formation of this professional and the understanding of the dynamic educational action that falls on the daily life of the school, as well as , To rethink the role of the school as a protagonist in the formation of active and participatory subjects capable of respecting the humanization process of one another. The theoretical-methodological approach of research is the ETNOMETODOLOGIA, which aims to investigate the method that the other subject does daily in their practice, thinking as well as the individual organizes and thinks their activities. This research methodology sharpens understanding of how the construction of this social world is organized; And from then on, knowing how these members construct their activities, investigating empirically the methods that the educational advisors produce and use to carry out daily actions, seeking to understand the senses from which these methods are created.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9700
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