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Title: Pedagogia Histórico-Crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
Authors: Cruz, Juliana Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Penna, Adriana Machado
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A necessidade de superação da forma dominante de educação, que tem produzido sujeitos alienados, é cada vez mais emergente na luta da classe trabalhadora, quer dizer que é necessário que a ideologia do proletariado entre em disputa com a ideologia burguesa também dentro da escola. Neste sentido, este trabalho nega as pedagogias contemporâneas que apenas têm contribuído para manutenção destas relações de produção e discute a possibilidade de, já nesta estrutura econômica capitalista, construir uma educação que eleve o nível de consciência da classe trabalhadora através da aplicabilidade da Pedagogia Histórico-Crítica, que desde a Educação Infantil, pode contribuir para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos. Neste sentido, este trabalho levanta as seguintes questões: a aplicabilidade da Pedagogia Histórico-Crítica é possível neste formato dominante de educação? É possível, a partir da Educação Infantil, construir a possibilidade de uma sociedade comunista? O objetivo, pois, é criar condições para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos contribuindo, assim, na acumulação de forças da classe trabalhadora.
metadata.dc.description.abstractother: The need to overcome the dominant form of education, which has produced alienated subjects, is increasingly emerging in the struggle of the working class, that is, it is necessary that the ideology of the proletariat should compete with bourgeois ideology also within the school. In this sense, this work denies the contemporary pedagogies that have only contributed to the maintenance of these relations of production and discusses the possibility, already in this capitalist economic structure, to construct an education that elevates the level of consciousness of the working class through the applicability of Historical-Critical Pedagogy, which since Early Childhood Education, can contribute to a teaching work that is critically positioned and contributes to the training of subjects. In this sense, this work raises the following questions: Is the applicability of Historical-Critical Pedagogy possible in this dominant form of education? Is it possible, from Child Education, to build the possibility of a communist society? The aim, then, is to create conditions for a teaching job that critically positions itself and contributes to the training of the subjects, thus contributing to the accumulation of working class forces.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9701
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